“Que geringonça!”, “Ô falta de pauta”, “Pronto, agora a Nasa vem”, “Pensei que estavam dando dica de como estocar vento!”, “Desrespeitoso os apresentadores debochando/duvidando se funciona”.
As mensagens acima, entre a ironia e a crítica, foram tiradas do perfil no Instagram do ‘Chega Mais’, novo matinal do SBT.
Referem-se ao ‘faça você mesmo’ exibido na terça-feira (12). Um professor ensinou a montar um ar-condicionado caseiro usando um ventilador, uma caixa de isopor com gelo, um tubo plástico e pedaços de garrafa PET.
Não há novidade nisso. Há vários vídeos na internet mostrando o passo a passo. Ainda que várias atrações de TV copiem ideias testadas nas redes sociais, o ‘Chega Mais’ pecou pela falta de originalidade.
Como observou um telespectador na postagem, Paulo Mathias e Michelle Barros (Regina Volpato se livrou dessa tarefa) não ficaram convencidos da eficiência do ar-condicionado improvisado. “Não senti tanta diferença”, disse o apresentador. A colega recusou educadamente ter a invenção em casa.
O ar à base de gelo se mostrou inviável de ser montado na maioria das residências brasileiras. Exige amplo espaço em um ambiente, além de ser esteticamente feio.
O comportamento dos condutores do programa representou a desconfiança de parte do público. Melhor agir com autenticidade do que fingir. O telespectador merece reações genuínas. Não houve desrespeito ao convidado, apenas questionamentos com humor.
Beneficiado por numerosa torcida para dar certo, o ‘Chega Mais’ precisa fugir do óbvio e de excentricidades para surpreender positivamente. Uma simples conversa entre os apresentadores pode agradar mais – e melhorar a audiência – do que pautas estranhas.
Os apresentadores são competentes e carismáticos, o clima entre eles parece ótimo, o cenário é bonito, os fiéis SBTistas apoiam. O programa tem tudo para decolar. Basta mais criatividade.
Nesta quarta-feira (13), o bate-papo à mesa com a professora de português e youtuber Cíntia Chagas e a cantora Manu Bahtidão foi um dos melhores momentos desde a estreia. Conteúdo revelante e entretenimento ao mesmo tempo. O simples bem-feito sempre funciona.