O perfil de TikTok ‘Cinema Singularity’, do criador de conteúdo Mike Bedard, de Los Angeles, hospeda um vídeo comparando os filmes indicados ao Oscar deste ano a cenas de ‘Os Simpsons’. (Veja no fim do texto.)
O longa brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’ (‘I’m Still Here’, no título em inglês), do diretor Walter Salles, é ilustrado com um trecho do episódio ‘Blame it on Lisa’, da 13ª temporada do desenho, exibido originalmente em março de 2002. A família Simpson desembarca no Brasil atrás de um órfão chamado Ronaldo, apadrinhado por Lisa.
Na sequência equiparada à produção original do Globoplay, Homer está com um saco cobrindo a cabeça após ter sido sequestrado por dois homens, uma alusão ao ocorrido com o ex-deputado Rubens Paiva, torturado e morto por agentes da ditadura militar em 1971, e cujo corpo jamais foi encontrado.
“Para onde estão me levando?”, pergunta Homer.
“Cala a boca! E tire esse saco estúpido da cabeça”, responde um dos sequestradores.
“Não, cheira a canela”, diz o marido de Marge.
Vencedora do Globo de Ouro e do Satellite Awards, e nomeada ao Oscar, Fernanda Torres interpreta em 'Ainda Estou Aqui' a viúva de Rubens Paiva, Eunice, que criou os 5 filhos sozinha enquanto lutava por justiça pelo marido e por outras vítimas do regime autoritário.
Concorrente nas categorias de Melhor Filme e Melhor Filme Estrangeiro, o longa brasileiro tem roteiro baseado no livro homônimo lançado pelo jornalista e escritor Marcelo Rubens Paiva, filho do casal.