A edição 2022 do ‘Digital News Report’, produzido pelo Reuters Institute na Universidade Oxford, no Reino Unido, revela os veículos de imprensa com maior influência no País e aqueles em que o brasileiro mais confia.
Na categoria ‘off line’, a Globo vence com 44% de alcance. Em segundo lugar, a Record TV tem 35%. O SBT ficou na terceira posição com 28%. Na sequência: jornal ‘O Globo’, jornal impresso local ou regional, Band, GloboNews, Band News e CNN Brasil.
O ranking do jornalismo acessado ‘online’ tem a liderança ocupada pela plataforma da GloboNews. O Terra aparece em um honroso nono lugar, à frente de marcas mais antigas de jornalismo digital, como ‘Veja’ e ‘MSN’.
Uma surpresa no quesito ‘marca de confiança’, que inclui veículos de todos os formatos: o SBT News, canal da emissora no YouTube, conquistou a primeira colocação com 62%. Neste caso, o irônico é que Silvio Santos investe o básico em jornalismo porque os noticiários não dão retorno financeiro.
A Globo aparece em quarto entre os mais confiáveis, com 56%. O Terra surge em sétimo lugar, com 52%, melhor avaliado que concorrentes de peso na web, como ‘Yahoo!’, ‘Veja’ e ‘Metrópoles’.
De acordo com texto do ‘Reuters Institute’, a internet é acessada por 75% dos 214 milhões de cidadãos residentes no Brasil. Há uma conclusão a respeito da briga entre o digital e a televisão.
“O público da mídia tradicional, como TV e mídia impressa, diminuiu significativamente na última década, enquanto o tráfego para sites de mídia online e social permaneceu relativamente estável. O uso de smartphones para notícias aumentou rapidamente com o Brasil agora tendo mais dispositivos inteligentes do que pessoas”, informa o jornalista Rodrigo Carro.