Por que a Globo teve um de seus piores anos e entra em 2024 com incertezas 

Emissora frustra com programação sem ousadia e sofre a ação da concorrência cada vez mais diversificada

15 dez 2023 - 11h16
(atualizado às 11h38)

Quando tinha um ano ruim no trono, a rainha Elizabeth usava a expressão em latim ‘annus horribilis’ (ano terrível) para definir o período. Serve para classificar como foi 2023 na teledramaturgia da Globo. 

Apenas duas produções podem ser consideradas sucesso: a novela das 19h ‘Vai na Fé’ e a novela do Globoplay ‘Todas as Flores’, colocada no ar às 22h30. Mesmo assim, não tiveram desempenho excepcional no Ibope. O maior êxito foi na repercussão na internet. 

Publicidade

Procedente do ano passado, ‘Travessia’ terminou sem conseguir conquistar o público das 21h. A sucessora, ‘Terra e Paixão’, passou por incontáveis mudanças até atingir a meta de 30 pontos de média em uma exibição. Aconteceu no capítulo 187, já em sua reta final. 

Às 7 da noite, ‘Fuzuê’ gerou a fuga de parcela relevante de telespectadores, assim como o remake das 18h ‘Elas por Elas’, que substituiu uma produção que passou despercebida, ‘Amor Perfeito’. 

Em outro departamento importante, o de reality shows, a Globo também sofreu como nunca. Seu principal produto, o ‘Big Brother Brasil 23’, terminou com a pior média de audiência desde a 1ª edição, 19 pontos (ante o recorde positivo de 47 do ‘BBB5’). 

Programas com resultados insatisfatórios sairão da grade de programação, a exemplo de ‘No Limite’ e ‘The Voice Brasil’. Mesmo reformulado, o ‘Pipoca da Ivete’ continuou a sofrer rejeição. O talent show ‘Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua’ não agradou. 

Publicidade

O ‘Mais Você’, com Ana Maria Braga, se mantém estagnado há anos. O ‘Encontro com Patrícia Poeta’ gerava mídia quando havia a polêmica da apresentadora com Manoel Soares. Após a demissão dele, a atração esfriou. 

Até um programa antes bem avaliado, o ‘Caldeirão’ com Marcos Mion, virou alvo de críticas a respeito do conteúdo e precisou fazer alterações. 

Em evento ao mercado publicitário, a Globo apresentou apenas uma grande novidade para 2024: o reality show musical ‘Estrela da Casa’, prometido para o segundo semestre. 

Há expectativa de uma fase melhor no Ibope do canal a partir de janeiro, com a estreia do remake de ‘Renascer’ e do ‘BBB24’ apresentando novas dinâmicas no formato. 

A emissora carioca sofre com a falta de ousadia e criatividade na programação enquanto canais pagos e plataformas de streaming buscam surpreender o assinante com produções inventivas. 

Publicidade

Um dos sucessos do ano foi o reality ‘Ilhados com a Sogra’, comandado por Fernanda Souza na Netflix. Não reinventou a roda, porém, ofereceu um frescor no segmento. Até a ‘A Fazenda 15’ entregou mais diversão do que a maioria dos programas da Globo em 2023.

Falta aquele colorido criativo na programação da Globo; emissora sofre com audiência irregular de novelas e outros formatos de programas
Falta aquele colorido criativo na programação da Globo; emissora sofre com audiência irregular de novelas e outros formatos de programas
Foto: Fotomontagem: Blog Sala de TV
Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se