Quando tinha um ano ruim no trono, a rainha Elizabeth usava a expressão em latim ‘annus horribilis’ (ano terrível) para definir o período. Serve para classificar como foi 2023 na teledramaturgia da Globo.
Apenas duas produções podem ser consideradas sucesso: a novela das 19h ‘Vai na Fé’ e a novela do Globoplay ‘Todas as Flores’, colocada no ar às 22h30. Mesmo assim, não tiveram desempenho excepcional no Ibope. O maior êxito foi na repercussão na internet.
Procedente do ano passado, ‘Travessia’ terminou sem conseguir conquistar o público das 21h. A sucessora, ‘Terra e Paixão’, passou por incontáveis mudanças até atingir a meta de 30 pontos de média em uma exibição. Aconteceu no capítulo 187, já em sua reta final.
Às 7 da noite, ‘Fuzuê’ gerou a fuga de parcela relevante de telespectadores, assim como o remake das 18h ‘Elas por Elas’, que substituiu uma produção que passou despercebida, ‘Amor Perfeito’.
Em outro departamento importante, o de reality shows, a Globo também sofreu como nunca. Seu principal produto, o ‘Big Brother Brasil 23’, terminou com a pior média de audiência desde a 1ª edição, 19 pontos (ante o recorde positivo de 47 do ‘BBB5’).
Programas com resultados insatisfatórios sairão da grade de programação, a exemplo de ‘No Limite’ e ‘The Voice Brasil’. Mesmo reformulado, o ‘Pipoca da Ivete’ continuou a sofrer rejeição. O talent show ‘Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua’ não agradou.
O ‘Mais Você’, com Ana Maria Braga, se mantém estagnado há anos. O ‘Encontro com Patrícia Poeta’ gerava mídia quando havia a polêmica da apresentadora com Manoel Soares. Após a demissão dele, a atração esfriou.
Até um programa antes bem avaliado, o ‘Caldeirão’ com Marcos Mion, virou alvo de críticas a respeito do conteúdo e precisou fazer alterações.
Em evento ao mercado publicitário, a Globo apresentou apenas uma grande novidade para 2024: o reality show musical ‘Estrela da Casa’, prometido para o segundo semestre.
Há expectativa de uma fase melhor no Ibope do canal a partir de janeiro, com a estreia do remake de ‘Renascer’ e do ‘BBB24’ apresentando novas dinâmicas no formato.
A emissora carioca sofre com a falta de ousadia e criatividade na programação enquanto canais pagos e plataformas de streaming buscam surpreender o assinante com produções inventivas.
Um dos sucessos do ano foi o reality ‘Ilhados com a Sogra’, comandado por Fernanda Souza na Netflix. Não reinventou a roda, porém, ofereceu um frescor no segmento. Até a ‘A Fazenda 15’ entregou mais diversão do que a maioria dos programas da Globo em 2023.