Os bastidores das emissoras são um ambiente tóxico, contaminado por falsidade, inveja e rivalidade. Apenas os fortes e os protegidos sobrevivem.
No SBT, há uma união de forças contra Dudu Camargo. A demissão dele foi solicitada algumas vezes à cúpula do jornalismo. O apresentador do ‘Primeiro Impacto’ se mantém no ar sob a ordem de Silvio Santos.
Por que tanta gente o detesta? Segundo fontes ouvidas pelo Sala de TV, ele possui uma personalidade forte, com dificuldade de cumprir horários (vários atrasos foram delatados à imprensa) e respeitar a hierarquia na redação.
Pesa ainda contra Dudu o estilo caricatural de conduzir o telejornal. A maioria dos jornalistas do SBT enxerga um flerte com o sensacionalismo capaz de comprometer a linha editorial e a credibilidade do departamento.
Aos 24 anos, ele é malvisto por ocupar espaço privilegiado em um dos maiores canais do País, enquanto jornalistas com sólida formação acadêmica e intelectual não conseguem chance semelhante.
“Ele precisava ter a postura de âncora, ser mais discreto”, disse um produtor ao blog. “Mas esse jeito exagerado agrada ao patrão.”
Nem mesmo informações potencialmente comprometedoras envolvendo o jovem apresentador, como ter supostamente pedido fotos a um menor de idade pela internet, e atitudes reprováveis, como tocar indevidamente a cantora Simony em uma transmissão de Carnaval, segundo o relato da própria, o tiraram do estúdio.
Importante fazer o contraponto. Graduação não é exigência para se apresentar um telejornal. Boris Casoy, por exemplo, não tem diploma de jornalismo e se tornou um ícone na área a partir do ‘TJ Brasil’, no próprio SBT.
Entretanto, ainda que não tenha a formação desejável, o profissional que trabalha como jornalista na TV deve ter qualidades imprescindíveis: bom senso, noção de ética, compromisso com a verdade e desempenho que não chame mais atenção do que a própria notícia.
Para alguns, Dudu Camargo é um garoto prodígio que, apesar de polêmico, mereceu sua ascensão diante das câmeras. Outros o veem somente como um ‘estranho no ninho’ que perderá sua vaga no SBT assim que Silvio Santos deixar de mandar no canal ou se cansar de ouvir reclamações sobre o pupilo.