O Porta dos Fundos foi uma das grandes invenções criadas através do YouTube desde o surgimento do site. E, claro, uma hora ou outra, teria que migrar para a TV. Esse dia, tão esperado por muita gente que acompanha o canal no trabalho, voltando para casa no trem, ou em casa mesmo, chegou, e foi nesta terça-feira (14), na faixa das 22h10, na Fox.
Siga Terra Diversão no Twitter
A assinatura de um contrato com um canal pago que não fosse da Globo animou muita gente, pois tornou ainda mais improvável a censura das sacadas mais geniais do grupo, que sabe como poucos tirar sarro de situações do cotidiano. No entanto, o fato de o programa se limitar a reproduzir seus esquetes virtuais mais famosos fez muita gente pegar o controle e voltar para a novela, ou acompanhar o primeiro debate dos presidenciáveis, ou qualquer outro programa que trouxesse o mínimo de expectativa.
Para não dizer que tudo foi uma grande perda de tempo para quem esperava uma novidade, Gabriel Totoro se colocou como uma espécie de apresentador da atração, entrando com boas piadas entre a reprodução de um vídeo ou outro. Pouco, muito pouco.
Gabriel Totoro foi o apresentador do "programa" (Foto: Fox / Reprodução)
A impressão que passa é a de que o Porta dos Fundos pensou em tudo: nas boas cotas de publicidade que certamente faturaram com essa migração para a TV, na reprodução dos episódios mais famosos do canal em HD, menos no público. Afinal, quem vai esperar o horário do programa para assistir algo que pode buscar no YouTube agora mesmo?
Um dos episódios que passaram na estreia, Na Lata, foi assistido por mais de 16 milhões de pessoas em quase dois anos, algo que o grupo jamais alcançará na televisão. Ainda mais se continuar apostando em concorrer com estreias de temporadas de séries consagradas, como The Walking Dead , que passaria no mesmo canal logo após o programa, ou debates de eleições para presidente e novela das 21h.
Sem o único tempero capaz de segurar a audiência de uma atração na TV, a novidade, o Porta dos Fundos tem como missão captar a mensagem passada pelo público via redes sociais e começar a trabalhar em produtos especiais para sua versão Fox. Do contrário, melhor voltar para a internet e deixar o Vai Que Cola reinar soberano nesse horário da televisão fechada.