Na terça-feira (12), Roberto D’Ávila recebeu o deputado federal André Janones, pré-candidato do Avante à Presidência da República. Ele tem 2% das intenções de votos em algumas pesquisas.
A certa altura da entrevista, o dono do programa perguntou a respeito da relação do Brasil com a Argentina. O parlamentar mineiro preferiu criticar a política externa de Jair Bolsonaro.
“O senhor não respondeu sobre a Argentina”, insistiu D’Ávila. “O senhor sabe quem é o presidente da Argentina?”
“Da Argentina, hoje?”, titubeou Janones. “É o Macron”, disse, visivelmente inseguro. Riu e completou: “Da França”.
“(Emmanuel) Macron é o presidente da França”, confirmou D’Ávila, que cursou História e Jornalismo em Paris. O apresentador não disfarçou certa irritação com a resposta errada.
“E o presidente dos Estados Unidos?”, questionou o entrevistador. “Biden”, respondeu Janones. “E da China?”, quis saber Roberto. “Não sei também.” (Resposta que não foi dada no ar: Xi Jinping.)
“Se o senhor quer ser presidente da República, precisa saber”, comentou o veterano da TV. “Não faço política para jornalista da GloboNews, para colunista da ‘Folha’, faço para quem está lá embaixo na base da pirâmide”, afirmou o presidenciável.
Horas antes, no ‘GloboNews Em Pauta’, a âncora Cecília Flesch repercutiu antecipadamente a gafe com os comentaristas do dia. “Inacreditável... É eliminatório... Surreal... (Ele) tem que saber”, se indignou o correspondente em Nova York, Guga Chacra, mestre em Relações Internacionais.
“Eu estou estupefato”, afirmou Ariel Palacios, correspondente do canal em Buenos Aires e especialista em política da América Latina. Mônica Waldvogel disse que Janones pode ter se confundido. “Talvez ele tenha pensado no Macri e falou Macron.”
Maurício Macri ocupou a Presidência da Argentina até dezembro de 2019, quando assumiu o atual ocupante da Casa Rosada, Alberto Fernández.
Ao anunciar o programa ‘Roberto D’Ávila’, o ‘Jornal das 10’, com Aline Midlej, também destacou o trecho do equívoco cometido por André Janones.
Em seu perfil no Facebook, o político postou uma explicação. “Hoje, durante uma entrevista, me perguntaram o nome do presidente da Argentina e eu errei. Respondi “Macron” (me confundi com o Macri, ex-presidente). Já quando fui perguntado sobre o preço do arroz, do óleo e do feijão, eu acertei!”
Ao não citar o nome do jornalista Roberto D’Ávila nem divulgar data e horário de exibição da entrevista, André Janones sinaliza ter ficado incomodado com a situação.
Não dá para dizer que a pergunta do jornalista foi uma ‘pegadinha’, afinal, a Argentina é um importante parceiro comercial do Brasil e qualquer candidato à Presidência precisar ter bom conhecimento dessa relação histórica.
Por outro lado, a ampla publicidade que a GloboNews deu à gafe do presidenciável do Avante confirma que a imprensa em geral é implacável com pessoa pública que comete um deslize. Errou, será superexposta.