- Daphne Nery
A cantora e apresentadora Preta Gil vai experimentar uma situação inusitada no Superbonita. A partir do dia 25 do próximo mês, ela assume o comando do programa do GNT, depois de marcar presença como convidada. A apresentadora, que passou os últimos dois anos se dedicando apenas à carreira musical, é fã assumida da produção e participou de três programas nos quais dividiu com o público seus conceitos de beleza. "Fora o nome do perfume que uso, que não conto para ninguém, acho legal compartilhar o que sei", brincou.
A apresentadora se revezará com Sandy e Cláudia Leitte a nova temporada, consequência da gravidez de Luana Piovani. "Tínhamos 18 programas pela frente. Pensamos em fazer uma coisa diferente, especial. Daí veio a ideia de convidar três cantoras. Precisávamos de um conceito que conferisse unidade à temporada", contou o diretor Pablo Uranga. A escolha das três artistas convidadas foi feita com base na distinção de seus biotipos e públicos. Mas a mudança ficou restrita às apresentadoras. A Casa Superbonita, localizada no Joá, no Rio de Janeiro, continua como locação principal da produção. E para Pablo foi de grande importância para a nova temporada manter esse espaço. "Imagina o telespectador vendo o programa com apresentadoras diferentes e sem saber onde estão. Seria uma mudança muito grande. Não faria sentido. Vamos fechar a temporada aqui", contou. Para Pablo, a cada nova apresentadora ocorre um novo processo de adaptação. "Com uma apresentadora fixa, funciona como uma máquina que já sabe como trabalhar", analisou.
Depois de apresentar dois programas próprios - Caixa-Preta, na Band, e Vai-e-Vem, no próprio GNT - Preta teve de praticar o autocontrole à frente da produção. "Sou o tipo de pessoa que mais fala do que escuta e o programa fala de assuntos de que eu gosto e entendo. Tive de respirar fundo para não interromper as convidadas", revelou a cantora. No primeiro episódio, acompanhada pela atriz Milena Toscano, Preta fala sobre olhos marcados. Salvador Moretti, maquiador da apresentadora, contou que o assunto do programa pode influir na maquiagem. "Normalmente usamos tons de marrom, algo mais natural. Mas o tema 'olhos marcados', por exemplo, exige uma coisa mais forte", explicou. As gravações em alta definição também geram mudanças no trabalho de Salvador. "Agora temos uma linha de maquiagem específica para esse tipo de filmagens", falou.
Preta participou ativamente da produção e foi a apresentadora quem escolheu suas convidadas. "Eu tinha uma lista grande de pessoas com quem queria falar. Por mim, faria vários programas, não apenas seis" derreteu-se. Entre as entrevistadas estarão as atrizes Malu Mader e Carolina Dieckmann e a cantora Ivete Sangalo. Ela também teve voz na decisão dos temas. "Na primeira reunião de pauta, tínhamos uns 20 assuntos para falar. Fomos fechando conforme as convidadas eram confirmadas", explicou. Para a cantora, o Superbonita exigiu mais contenção para manter o clima descontraído da produção. "Nos meus programas eu precisava me impor, arrancar confissões dos entrevistados", comemorou.
Superbonita - Segundas, às 22h, no GNT.