Em julho, Nilson Klava vai estrear na bancada do ‘Jornal Hoje’. Ele entra para o time de plantonistas do telejornal comandado por César Tralli.
O jornalista, de 27 anos, furou a fila entre os âncoras da GloboNews à espera de uma chance de ter visibilidade na tela da Globo.
Nos bastidores, a nova etapa da carreira de Klava gerou comentários de alguns incomodados. Reação comum em ambiente de forte competição e egos sensíveis.
Há apresentadores titulares com muito mais tempo de casa que acabaram ofuscados pelo repórter que se tornou comentarista e âncora eventual.
A promoção de Klava reforça a valorização de um perfil no telejornalismo: o profissional com fontes quentes, que traz notícias em primeira mão e mostra versatilidade.
Os canais não precisam mais de um apresentador que apenas leia o texto no teleprompter e faça comentários genéricos a respeito do noticiário.
Na guerra por audiência e em busca de maior repercussão nas redes sociais, as emissoras precisam de quem faça a diferença e se destaque.
Nilson Klava cultiva trânsito privilegiado entre os Poderes. Consegue ‘furos’ (informações exclusivas, no jargão do meio) sobre política e economia.
No estúdio, tem desempenho seguro ao participar dos telejornais, seja na função de analista, na condução de quadros ou sozinho como apresentador substituto. Ou seja, um profissional completo.
Nilsinho, como é chamado pelos colegas, tem um atributo extra valioso: o carisma. Conta com a simpatia e a torcida dos telespectadores.
O jornalista de TV sem essas qualidades corre o risco de entrar nas listas de possíveis demissões. Os chefes nas redações estão cada vez mais exigentes com quem aparece no vídeo.
Paranaense, Klava se gradou em Comunicação na PUC do Rio. Entrou na GloboNews como estagiário em 2017. Logo conquistou uma chance na reportagem.
Passou a fazer participações no estúdio para mostrar informações no telão ao lado dos âncoras.
Ganhou o quadro ‘Raio-X da Política’ no ‘Edição das 18h’. Cobriu temporariamente Camila Bomfim na apresentação do segmento de Brasília do ‘Conexão GloboNews’.
Bem avaliado, conduziu a série ‘Política de A a Z’ e dividiu com o veterano Fernando Gabeira a série ‘Estação Congresso’.
Teve papel importante na cobertura eleitoral do ano passado no comando do quadro ‘Análises e Pesquisas’ na ‘Central das Eleições’.
O desempenho positivo em todos os projetos o fez ser escalado como comentarista do ‘Em Pauta’. Na sequência, cobriu folgas do apresentador do programa, Marcelo Cosme.
Deu um passo à frente ao ancorar edições do ‘Jornal das Dez’ nas férias de Aline Midlej. Além disso, foi enviado ao exterior algumas vezes para coberturas especiais.
Pelo ritmo da ascensão, ele provavelmente chegará à bancada do ‘Jornal Nacional’ antes dos 30 anos. É ou não um verdadeiro garoto prodígio?