Problemas na voz que geraram persistente rouquidão e rinite (doença inflamatória das mucosas do nariz) tiraram Silvio Santos da frente das câmeras.
O mais popular apresentador da televisão brasileira não grava seu programa desde o final de junho, quando chegou a ficar completamente afônico.
Apesar do longo período longe do SBT, a família afirma que o artista está bem de saúde. Os rumores de alguma doença grave foram desmentidos.
No início de agosto, Silvia Abravanel revelou que o pai tem feito sessões de fonoaudiologia para recuperar a capacidade vocal.
As bruscas oscilações de temperatura do inverno em São Paulo, onde frequentemente há calor e frio no mesmo dia, estariam dificultando a plena recuperação de Silvio.
“Essa inversão térmica me faz mal”, disse o apresentador ao participar por telefone do podcast Papagaio Falante. Na ocasião, reclamou do frio excessivo e da “umidade seca” na capital paulista.
Não é a primeira vez que o dono do SBT e icônico animador de auditório padece com complicações relacionadas à fala.
Devido a uma alergia a perfumes, ele sofreu algumas vezes com edema (inchaço) no nariz e na língua, além de alteração na voz.
No início de 1988, Silvio ficou fora do ar por 1 mês em consequência de problema grave nas cordas vocais.
Melhorou após se submeter a um tratamento com vacinas em um hospital de Boston, nos Estados Unidos.
O showman também venceu o câncer de pele duas vezes (em uma perna e na testa) e teve a próstata retirada como precaução contra o surgimento de um tumor.
Silvio Santos completará 92 anos em 12 de dezembro. Apesar das dificuldades inerentes à idade, não sinaliza a intenção de se aposentar.
Segundo Silvia Abranavel, o apresentador continuará a trabalhar enquanto estiver vivo. O público aguarda ansioso o seu retorno ao vídeo.