Em uma virada espetacular, o Grupo Globo saiu de um prejuízo de R$ 114 milhões no primeiro semestre para lucro de R$ 142 milhões no terceiro semestre. De janeiro a setembro, a empresa acumula receita de R$ 10,1 bilhões. A previsão é conseguir até o final de dezembro superar os R$ 12,5 bilhões de 2020.
A recuperação da principal companhia de comunicação do País confirma o reaquecimento do mercado publicitário e maior ânimo dos grandes anunciantes em investir na televisão. O estrago provocado pela pandemia de covid-19 dá lugar a uma visão positiva a médio e longo prazos às emissoras de TV em geral.
O tombo sofrido pela Globo no início do ano fez muita gente questionar a saúde financeira do canal. No balanço dos primeiros 6 meses do ano, a empresa informou que tinha R$ 12,5 bilhões em caixa, quantia suficiente para garantir suas operações, o pagamento de dívidas e os investimentos previstos nos próximos anos.
O ‘Sala de TV’ fez uma pesquisa nos relatórios financeiros do Grupo Globo de 2016 a 2020. No período, a receita total foi de R$ 71,4 bilhões. O lucro líquido, R$ 5,8 bilhões. Ou seja, há em caixa, hoje, mais que o dobro do que lucrou nos últimos 5 anos. Situação bastante confortável, sem nenhum sinal de crise ou risco de insolvência.
Na comparação com outras redes de TV, a Globo fatura anualmente 6 vezes mais do que a Record TV, 10 vezes o que consegue o SBT e quase 30 vezes a receita da Band. A emissora carioca está entre as marcas mais valiosas do País.