O retorno de Lula à Presidência da República deve aumentar o investimento do governo em propaganda na TV. Historicamente, as administrações petistas compram bastante espaço nos intervalos comerciais.
Dados obtidos pelo portal Poder360, parceiro do Terra, em 2017, a partir da Lei de Acesso à Informação, revelaram os valores direcionados às maiores redes de TV.
Ao longo dos 2 mandatos de Lula, entre 2003 e 2010, a TV Globo recebeu R$ 4,7 bilhões de verba de publicidade federal. Uma média de R$ 588,4 milhões por ano.
Neste valor não está incluída a negociação de espaço em outros veículos de comunicação do grupo, como TVs por assinatura, rádios, jornais, revistas e portais.
O canal aberto da família Marinho liderou o ranking de audiência nacional, com média de 16.7 pontos nos 8 anos do petista no Planalto.
O recorde de repasse aconteceu em 2009, com R$ 707 milhões, quantia superior ao faturamento anual de redes como Band e RedeTV.
A segunda emissora com mais propaganda do governo de Lula foi a Record TV, do bispo Edir Macedo, com R$ 1,2 bilhão. Sua média no Ibope foi de 4.1 pontos.
Com Jair Bolsonaro, a Globo perdeu fatia relevante da publicidade oficial. Não é possível determinar os valores exatos porque o IAP (Instituto de Acompanhamento da Publicidade) da União deixou de coletar e divulgar dados em 2017, durante a gestão de Michel Temer.
Em relação à verba que saiu diretamente do gabinete presidencial por meio da SECOM (Secretaria de Comunicação), sem contar os investimentos de ministérios, bancos estatais e outros órgãos públicos, a Globo recebeu entre 2019 e 2021, R$ 47,2 milhões.
Ficou atrás da Record TV (R$ 58,8 milhões) e do SBT (53,5 milhões).