O apresentador de um show de talentos com crianças na TV é, hoje, um dos maiores desafetos de Vladimir Putin e do Exército da Rússia. Maxim Galkin, de 43 anos, usa a fama contra a Guerra da Ucrânia.
No Instagram, onde tem 9 milhões de seguidores, ele se manifestou a respeito da tomada de regiões no País vizinho. “Não consigo colocar em palavras o que sinto! Como isso é possível! Não pode haver justificativa para a guerra! Sem guerra”, escreveu.
O post teve forte repercussão. Maxim se tornou inimigo de Putin em 2020, quando fez uma imitação do presidente russo em um programa de humor.
A caracterização debochada quase o levou à cadeia e o vídeo foi tirado das plataformas da emissora por ordem do Kremlin. Na Rússia, quem ironiza o líder do País corre o risco de ficar preso por 15 dias.
Maxim chegou a ser banido de um canal ligado ao governo, porém, devido à popularidade, recebeu uma segunda chance e retomou projetos na TV controlada por apoiadores de Vladimir Putin.
Em 2020, o humorista já havia irritado o presidente da Rússia ao fazer piadas sobre ele em um show de stand up comedy na cidade de Novosibirsk, na Sibéria. Governantes autoritários não gostam de artistas engajados que dizem o que pensam.