Quem liga para o BBB com tanta intimidade exposta nas redes?

Reality show virou ‘fichinha’ diante do exibicionismo virtual das pessoas

14 fev 2018 - 13h33

Quando o ‘Big Brother Brasil’ estreou na Globo, em janeiro de 2002, não existia Facebook, Instagram, Twitter, Snapchat...

A exibição da vida íntima de anônimos causou surpresa e despertou a curiosidade dos telespectadores brasileiros.

Publicidade

Era como olhar pela fechadura da porta. O formato criado em 1999, na Holanda, estimulava o voyeurismo: um convite para invadir a privacidade alheia.

Tiago Leifert, apresentador do ‘BBB’: os voyeurs das redes sociais querem muito mais do que o reality show oferece.
Tiago Leifert, apresentador do ‘BBB’: os voyeurs das redes sociais querem muito mais do que o reality show oferece.
Foto: Paulo Belote/TV Globo / Sala de TV

Com a proliferação das redes sociais, o ‘BBB’ ganhou concorrentes de peso. A gente passou a ter acesso à vida íntima de amigos, parentes, famosos e desconhecidos.

Muitos usuários criaram o seu próprio reality show ao postar fotos, vídeos e depoimentos extremamente pessoais.

A busca por popularidade nas redes sociais provocou a superexposição da imagem, além de precipitar a revelação de ideologias e preconceitos.

Publicidade

Com isso, o ‘Big Brother Brasil’ perdeu boa parte de seu impacto. O que se vê na ‘casa mais vigiada’ do País é menos interessante (ou, em algumas circunstâncias, menos chocante) do que está em qualquer timeline.

Não seria exagero afirmar que o próprio ‘BBB’ – e as muitas outras atrações derivadas do gênero – influenciaram a criação de Facebook, Instagram e outras mídias semelhantes.

O ‘Big Brother’ nos autorizou a assumir o desejo (e o prazer) de bisbilhotar a vida alheia, que sempre parece mais excitante do que a nossa.

Mas o programa se tornou quase ingênuo perto do que se vê de evasão de privacidade de quem sente a necessidade de compartilhar desde o prato que come até fotos após o sexo.

Quase monótona, esta décima oitava edição está desinteressante na comparação com o ‘conteúdo’ cotidiano das redes sociais.

Publicidade

O ‘BBB’ perde feio para a verdade inventada por quem se dedica a uma vida virtual.

Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações