Fausto Silva já é passado na Band. A emissora finaliza o desmonte do programa diário com a saída do apresentador, 1 ano e 5 meses após uma estreia que gerou gigantesca expectativa.
Houve também frustração proporcional. A atração não atingiu as metas de audiência e faturamento. Definitivamente, a fama e o prestígio de um artista não são suficientes para viabilizar um programa de custo elevado. O público e os anunciantes exigem bem mais.
O Sala de TV selecionou algumas cifras relacionadas a essa temporada de Faustão na Band.
.R$ 3 milhões – Era o salário do apresentador. Na Globo, ele chegava a ganhar R$ 5 milhões, o maior rendimento entre artistas da televisão.
.R$ 89 milhões – Foi a maior negociação do programa da Band. O anunciante (um grande banco) garantiu a manutenção do programa no primeiro ano no ar.
.R$ 712 mil – Preço de tabela por um comercial de 30 segundos no intervalo do ‘Faustão da Band’. O canal aplicava generosos descontos sobre o valor.
.R$ 8 milhões – Custo mínimo mensal para produzir a atração noturna.
.R$ 40 milhões – Valor estimado do prejuízo final das 350 edições do programa sob o comando de Fausto Silva.
A ‘pá de cal’ no ‘Faustão na Band’ foi a decisão de alguns anunciantes de não renovar o contrato por conta da audiência abaixo do esperado (médias entre 2 e 3 pontos, ante os 8 pontos da estreia em janeiro de 2022) e a tímida repercussão na imprensa e nas redes sociais.
Líder no Ibope e preferida do mercado publicitário, a Globo pode se dar ao luxo de manter no ar algumas atrações que não se pagam, já que há compensação com programas campeões de faturamento. A Band não tem essa opção. Ou o projeto dá lucro, ou se torna inviável.