O ator Arthur Aguiar é o campeão do 'Big Brother Brasil 22', com 68,96% dos votos. A decisão foi anunciada na madrugada desta quarta-feira, 27. Arthur disputava a preferência do público com Paulo André e Douglas Silva, que ficaram com 29,91% e 1,13% cada, respectivamente.
Ao todo, segundo Tadeu Schmidt, foram contabilizados mais de 730 milhões de votos, maior volume registrado para uma final na história do 'BBB'. O número ultrapassa até a final do 'BBB21', que teve 633.284.707 votos, dando a Juliette Freire o título de campeã da edição.
No discurso de anúncio do campeão, o apresentador destacou o protagonismo de Arthur Aguiar, que esteve no centro da rivalidade da temporada, contra Jade Picon, e traçou estratégias que eliminaram seus rivais e o garantiram na final.
"Arthur disse dia desses que é apenas um participante, que não representou essa edição. Você nao tem ideia do que está falando. Numa edição que teve personagens únicos, você foi protagonista, foi o jogador, esteve no centro da batalhas entre as torcidas", disse Tadeu.
Repercussão
O resultado do 'BBB22' repercutiu nas redes sociais. Apesar de Arthur ter sido o favorito para levar o prêmio de R$ 1,5 milhão, a torcida por Paulo André estava forte.
E NO PALCO MONTADO PELO PÚBLICO VOCÊ NUNCA SAIU DO 1° LUGAR, VOCÊ É O CAMPEÃO DO BBB22, TADEU! #BBB22 #FinalBBB22 pic.twitter.com/AWnieOjeml
— enei. (@brunnwg) April 27, 2022
“Arthur campeão do BBB 22”
Expectativa / Realidade #BBB22 #FinalBBB22 pic.twitter.com/3bc8lGHISe
— Oliveira ˢᶠᶜ 7/45 (@yuriolisfc) April 27, 2022
O Tadeu chorando de tristeza de ter que dar essa notícia 😭😭😭
— Dudu (@Dudu) April 27, 2022
o Tadeu que foi o verdadeiro campeão dessa edição 🤎 que ser humano incrível!
— Natália Deodato 🐆 (@nataliadeodato) April 27, 2022
O vencedor é o Tadeu e acabou.
— Felipe Neto 🦉 (@felipeneto) April 27, 2022
Arthur Aguiar leva com 68,96%. Mas como falei dia desses: ele pode ter ganhado este programa, mas não é exatamente um campeão. Ganhar e vencer são coisas totalmente diferentes, ainda mais em competição. Enfim, que venha a edição do ano que vem. E que seja melhor que essa. #BBB22
— Gabriel Vaquer (@bielvaquer) April 27, 2022
Relembre a edição
A 22ª edição do 'Big Brother Brasil' foi movimentada com a entrada dos pipocas e camarotes separadamente. Por causa do diagnóstico positivo de Covid-19, Arthur Aguiar, Jade Picon e Linn da Quebrada foram os últimos a entrar na casa.
As principais polêmicas da casa se desenrolaram a partir disso, como a rivalidade entre o ator e a digital influencer, que o indicou ao paredão nas duas vezes em que foi líder e quando atendeu o Big Fone. Com Linn, o desconforto foi decorrente da sua identidade de gênero. Nem mesmo o "ela" tatuado na testa foi capaz de poupá-la da transfobia de alguns participantes da casa.
A temporada também foi marcada pela expulsão da cantora Maria, após agredir Natália Deodato em um Jogo da Discórdia, e pela desistência de Tiago Abravanel. Na iminência de ir ao paredão, o neto de Silvio Santos apertou o botão para desistir da disputa por R$ 1,5 milhão.