Amor cego ou amizade forte? A relação de Eliezer e Vinícius no ‘BBB22’ certamente já chamou sua atenção, afinal, em menos de um mês de reality, o cearense já lavou as cuecas do empresário, cortou seus cabelos, depilou suas partes íntimas, dormiu de conchinha e ainda serviu de suporte emocional nos momentos necessários.
Essa postura de “faz-tudo de hétero” adotada por Vyni não tem agradado os fãs do ‘BBB22’. A avaliação feita entre quem assiste o reality é que o rapaz tem potencial de movimentar a casa, mas está distraído por uma suposta paixão pelo designer. Isso poderia explicar o porquê de se sujeitar a tantos caprichos sem qualquer contestação.
Para o psicólogo Alexander Bez, formado na Universidade da Califórnia (UCLA), o comportamento do cearense pode, sim, representar um interesse unilateral gerado pela carência e pela baixa autoestima, fazendo com que Vyni esteja vivendo uma “fantasia emocional” dentro do reality show da Globo.
Por outro lado, o psicólogo, Claudio M. S. Picazio, especializado no público LGBTQIA+, não acredita que se trata de ilusão amorosa. Muito pelo contrário, para ele, o cearense apenas se apaixonou por uma pessoa que não pode corresponder ou está investindo forte numa amizade recente.
Na avaliação do profissional, a sexualidade não é um fator de importância neste tipo de situação.
“Quem nunca se apaixonou pela pessoa errada? Todo mundo! É isso que pode estar acontecendo com ele. E não acontece apenas com homossexuais, mas tem muitas mulheres héteros que se apaixonam por homens gays, por exemplo”, analisa Picazio.
Mas em caso de Vyni estar mesmo vivendo uma paixão por Eliezer, os especialistas concordam que a situação apenas poderá ser resolvida quando o cearense notar por si notar a situação na qual está envolvido. A partir disso, ele poderá saná-la, seja sozinho ou com ajuda profissional.
“Todas as ideias delirantes, podem ser revertidas com a tomada de consciência, mudanças dessas atitudes e principalmente a introdução do pensamento lógico através da psicoterapia psicanalítica”, orienta Bez.
A crucificação de Vyni
Nas redes sociais, mas principalmente no Twitter, fãs do ‘BBB22’ têm atribuído rótulos como “iludido” e “chaveirinho de hétero” a Vyni, sinalizando que ele está sendo usado por Eliezer. As críticas e ofensas ao participante do reality podem ser explicadas pela Lei do Espelho de Sigmund Freud, segundo o psicólogo Claudio Picazio.
“As pessoas criticam ele porque já estiveram ou estão no lugar. Pode rolar também uma inveja, afinal, mesmo que seja apenas amizade, é recíproco. Eliezer corresponde emocionalmente a ele, cuida dele, faz carinho. E quantos não gostariam de dormir de conchinha com um homem como Eli?”, aponta o psicólogo, com bom humor, evidenciando uma ferida nos fãs.