A entrada de Arthur Aguiar, Jade Picon e Linn da Quebrada na casa do 'BBB22', nesta quinta-feira (20), ganhou os Trending Topics do Twitter não só pelo esperado momento. A camisa usada pela cantora, atriz e agitadora cultural chamou a atenção dos fãs do reality, que logo pegaram a referência.
A mulher estampada na camisa de Linn é Anastácia, mulher negra escravizada em cuja imagem mais conhecida aparece amordaçada. A pintura do artista francês Jacques Etienne Arago, datada entre os anos 1813 e 1820, atravessou séculos por causa da notória violência à qual eram submetidos os negros escravizados no Brasil.
O artista contemporâneo Yhuri Cruz, responsável por "retirar" a mordaça da mulher na obra "Monumento à Voz de Anastácia", explica que esse gesto se propõe a massificar a ideia de liberdade. A arte é parte de um trabalho sobre monumentalização, realizado em 2019, e hoje está à mostra na exposição "Um Brasil para os Brasileiros - Carolina Maria de Jesus", no Instituto Moreira Salles, em São Paulo.
"Quando a Linn me convida para gente fazer uma camisa pra ela entrar, essa primeira imagem ligada à imagem dela, estávamos interessados em levar a imagem de liberdade, de voz", explica.
Inventada, mas real
A boca de Anastácia, como não aparece na pintura original, foi inventada por Yhuri. O artista, também dramaturgo e escritor, chama a intervenção de "imagem inventada real".
"Tem tudo a ver com a narrativa de Linn e muito a ver com a narrativa negra do Brasil: como inventar novas realidades, tão potentes e palpáveis, que a gente consiga de fato acreditar que é real", acrescenta.
Apesar de ver sua arte ganhar o mundo na forma de uma camisa, Yhuri diz que não tem como plano vender mais peças semelhantes àquela usada por sua amiga no 'BBB22'. A camisa é um passo da monumentalização da imagem de liberdade de Anastácia, mas não o único.
Atualmente, a imagem está em exposição no Instituto Moreira Salles, na forma de um quadro e acompanhada de santinhos distribuídos gratuitamente. Outra possibilidade é adquirir a imagem emoldurada.
"A camisa até o momento não é um plano. Pode vir a ser, mas nesse momento não é o plano que pensei ainda", reforça.