José Bonifácio Brasil de Oliveira, o Boninho, oficializou a transferência da marca "Big Boss" para a Globo antes de se desligar definitivamente da emissora. O nome Big Boss tinha virado sinônimo de Boninho, que a registrou oficialmente, aproveitando a popularidade do apelido dado pelo público durante sua gestão do programa "Big Brother Brasil".
Registro da marca
De acordo com informações da revista Veja, Boninho solicitou o registro de "Big Boss" em janeiro de 2022, nas categorias de entretenimento e comercialização de produtos. Ele se tornou titular em julho deste ano. O documento obtido confirma que, após ceder a marca para a emissora, a Globo terá os direitos sobre o nome até 2034, com possibilidade de renovação, mediante pagamento de taxas estipuladas pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Uso da marca pela Globo
O registro de "Big Boss" foi feito na classe 11 do INPI, que engloba atividades ligadas à educação, entretenimento, produção de shows e programas de televisão, entre outros. Embora Boninho tenha solicitado o uso da marca para outros produtos, como brinquedos e cervejas, essas categorias não foram aceitas pelo órgão.
Saída de Boninho da Globo
Após 40 anos na emissora, Boninho anunciou sua saída da Globo em setembro. Sem renovação de seu contrato como diretor de conteúdo, ele recusou uma proposta do diretor Amauri Soares para integrar o elenco de artistas da casa e decidiu abrir uma produtora própria, voltada ao desenvolvimento de projetos para a TV e o streaming.