A guerra de egos inflados é a atração principal de ‘El Hotel de los Famosos’, reality show criado pelo canal argentino El Trece. A primeira edição aconteceu entre março e julho. O SBT prepara sua versão, o ‘Hotel das Celebridades’.
No original, dezesseis personalidades de mídia foram confinadas em um hotel luxuoso, mas sem nenhum funcionário.
A dinâmica é a seguinte: semanalmente, uma prova define quais participantes serão hóspedes e ficarão no bem-bom, e aqueles competidores designados a cumprir todas as tarefas para assegurar o conforto dos VIPs.
Os sortudos ficam em quartos confortáveis, com muitos ‘mimos’, e têm acesso à piscina, ao spa e ao bar. Ganham café da manhã em bufê, almoços temáticos e jantares feitos por chefs. Para se divertir, festas, shows ao vivo e atividades recreativas.
Enquanto isso, os azarados — os ‘pobi’, como se debocha nas redes sociais — dormem na área de serviço, comem apenas o básico e não têm 1 minuto de paz. São obrigados a limpar, lavar, cozinhar, servir...
Dá para imaginar a fogueira de vaidades que se forma. O reality recorre ao infalível conflito de classes: a elite contra o proletariado e vice-versa.
Imagine aquela atriz dondoca, que no dia a dia conta com vários empregados e assessores, tendo que esfregar o chão, lavar o banheiro e ser garçonete dos hóspedes. Show de discussões trapalhadas.
Uma segunda prova define duas celebridades do grupo de serviçais que se tornam convidados especiais dos hóspedes por algum tempo. A votação entre todos os competidores revela os dois indicados à expulsão do hotel.
De acordo com informações de bastidores, Silvio Santos liberou investimento milionário no projeto. Será a grande aposta para o SBT tentar se afastar da Record no Ibope e partir para cima da Globo.
Em outubro de 2001, a emissora surpreendeu o canal carioca ao lançar sem alarde o ‘Casa dos Artistas’. Foi uma jogada bem-sucedida contra o ‘Big Brother Brasil’, que estrearia na concorrente apenas em janeiro de 2002.
O ‘Hotel das Celebridades’ pode reabilitar o SBT no campo dos realities de sucesso. A emissora precisa realmente reagir aos resultados de audiência e faturamento do ‘BBB’ e de ‘A Fazenda’, da Record.