A rede Globo desistiu de contar com os ex-participantes expulsos e desistentes do BBB 23 na final do programa e na gravação do especial BBB 101, em que os integrantes da edição se reencontram no cenário do confinamento.
As equipes de MC Guimê e Cara de Sapato, expulsos por importunação sexual, confirmaram a informação. "Sobre o motivo do declínio, só a Globo saberá te dizer", disse o assessor de imprensa do funkeiro. Já a assessoria de Bruno Gaga não se manifestou sobre o assunto.
A Globo também não fez novo pronunciamento, após afirmar que "todos os participantes que já deixaram o programa estarão presentes no estúdio, ao vivo, com Tadeu Schmidt. Celebrando o fim de mais uma temporada de 100 dias do 'Big Brother Brasil'".
As presenças de MC Guimê, Cara de Sapato e Bruno Gaga geravam dúvidas devido à forma como saíram do programa, especialmente o funkeiro e o lutador, que foram expulsos por importunação sexual e chegaram a prestar depoimentos na polícia. Entretanto, a iniciativa não seria inédita, já que o especial BBB 101 do ano passado também contou com a expulsa Maria e o desistente Tiago Abravanel.
O fato é que houve fortes manifestações de repúdio nas redes sociais contra a presença dos dois expulsos. Segundo fontes, os dois já haviam confirmado presença e ficaram abalados após a emissora voltar atrás.
Apesar da desistência de convidá-los para a final, a Globo não rompeu o contrato com Guimê e Cara de Sapato após a eliminação do programa. Ambos os participantes seguem contratados da emissora até o fim da edição e não perderam o que conquistaram durante o programa.
Além da presença de parte do elenco, a final do BBB 23 contará com quatro shows: Carlinhos Brown, IZA e Mumuzinho, integrantes do The Voice Brasil, e Lauana Prado.