Alguém fora da casa do ‘BBB23’ parece ter o mesmo Poder Supremo conquistado por alguns sortudos no reality show.
Vencedora do ‘BBB21’, Juliette Freire exerce influência na atual edição. Paula Freitas citou a campeã de popularidade ao criticar a rival Marília.
“Você gosta de dizer que o Brasil está vendo. Agora quer dar uma de Juliette, pobre, sofrida...”, disse. A comparação teve repercussão imediata.
Juliette postou um gif dela própria balançando a cabeça em sinal de desaprovação do comentário. Seus milhões de admiradores, conhecidos como ‘cactos’, interpretaram o gesto como uma senha.
Enviada ao Paredão, Paula foi alvo de uma campanha de eliminação nas redes sociais por ter supostamente desprezado a maquiadora convertida em fenômeno midiático. Coincidência ou não, a biomédica recebeu 72,5% dos votos e deixou o programa.
Nesta sexta-feira (3), Ricardo Alface entrou também na mira dos ‘cactos’. Em uma conversa com Bruna e Aline, ele comparou o comportamento de Juliette com os erros de Domitila.
“Juliette tinha atitudes muito chatas pra cacete no game”, afirmou o biomédico. A reação na internet foi instantânea. Os fãs da cantora iniciaram um levante contra o brother.
Instigada a se pronunciar, a artista optou inicialmente pelo deboche. “Bom diaaa! Povo deixa nem a pessoa dormirrr kkk”, escreveu no Twitter.
Horas depois, ela repostou o mesmo gif de sua imagem usado na polêmica gerada por Paula, sinalizando igual discordância ao comentário de Ricardo.
Os ‘cactos’ reforçaram a mobilização. “Quando o povo vai entender que com a Juliette não se mexe?”, questionou um seguidor.
“Ju, você gosta de comer alface no almoço”, ironizou outro. “Bom dia, Juli, recomendo tirar alface da sua dieta”, escreveu um simpatizante. “Ninguém mexe com nosso cristalzinho. Deixa o alface virar repolho na nossa mão, tá”, diz um post.
Alguns tuiteiros tiveram a coragem de discordar do comportamento dos ‘cactos’. “Juliette, o que você acha dessa gente te endeusar? Ninguém pode fazer críticas a você? Isso é idolatria... Cuidado que essa doença um dia pode se voltar contra você no dia que você, humanamente, errar”, questionou uma internauta.
“Ju, por favor! Pede pros cactos deixar o game correr... Ninguém pode ser eliminado porque emitiu opinião sobre você, ou sobre ninguém! Você tem seus fãs que te amam, mas isso não pode interromper o sonho dos outros”, pediu uma jovem.
Essa situação suscita interessante debate: a retaliação é válida ou se mostra uma atitude antiética a ser combatida? Os apaixonados por Juliette têm o direito de se unir contra os participantes do ‘Big Brother Brasil’ que ousam contestá-la?
Após anos de ameaça de volta da censura, devemos defender com unhas e dentes a liberdade de opinião. Qualquer cidadão pode criticar uma pessoa pública — ciente das possíveis consequências na internet e na esfera jurídica.
Juliette nunca foi unanimidade, ainda que tenha tido uma vitória triunfal no ‘BBB21’. Como artista e celebridade (são duas coisas diferentes), ela precisa compreender o outro lado, onde estão aqueles que não gostam de sua imagem pública e/ou da música que canta.
Os ‘cactos’ têm o mérito do apoio incondicional e da fidelidade, algo raro nesse meio, onde o fã de hoje pode se tornar hater amanhã. Poucos famosos contam com uma plateia virtual tão numerosa e acolhedora. Contudo, eles arriscam prejudicar o próprio ídolo ao agir com intolerância contra competidores do ‘BBB’.
O melhor a Juliette é rebater os eventuais comentários negativos no reality show com o característico bom humor e instruir seus discípulos a agir da mesma maneira. “Falem mal, mas falem de mim” segue sendo a melhor resposta nessa circunstância.
Por tudo o que conquistou e representa, a rainha dos ‘cactos’ está acima de julgamentos e picuinhas ditos por quem, confinado no ‘BBB’, tenta desesperadamente repetir a mesma trajetória excepcional dela. O Poder Supremo que Juliette provou ter é espalhar o bem.
— Juliette (@juliette) January 24, 2023