Matteus Amaral, que fez uma participação no "Big Brother Brasil 24" pautada na ética, enfrenta acusações graves de comportamento antiético na vida pessoal, e o caso agora foi parar na Justiça. Após ser comprovado que ele fraudou o sistema de cotas raciais do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFAR) ao se autodeclarar preto durante o vestibular de 2014, o Ministério Público recebeu uma denúncia por falsidade ideológica, solicitando também a investigação da instituição de ensino e a prisão do ex-BBB.
Denúncia protocolada por ativista
O ativista Antonio Isuperio, que trabalha em uma instituição internacional de Direitos Humanos, protocolou a denúncia. O documento, obtido pela revista Contigo!, afirma que Matteus ingressou na instituição se autodeclarando preto, o que configura prática criminosa devido à sua etnia real ser claramente diferente. "Que o indivíduo responda pelo crime de falsidade ideológica para adentrar a Universidade. A Faculdade e o Indivíduo devem ser responsabilizados. A Faculdade deve ser responsabilizada pela negligência e o indivíduo pelo crime de falsidade Ideológica", declarou Isuperio.
Repercussão nas redes sociais
O escândalo ganhou força nas redes sociais na tarde de quinta (13/6), após os editais do vestibular de 2014 do IFFAR serem compartilhados no Twitter por um grupo de fãs de Davi Brito, campeão do "BBB 24". Nesta sexta (14/6), a IFFAR confirmou que Matteus realmente burlou o sistema de cotas para garantir sua vaga no curso de Engenharia Agrícola. A instituição justificou que a Lei de Cotas de 2012 estabelecia apenas o critério da autodeclaração e não possuía um sistema eficaz para identificar fraudes na época. Além disso, afirmou que a instituição só poderia agir mediante denúncia, o que nunca ocorreu na ocasião.
Reação de Matteus
Após a polêmica, Matteus publicou um vídeo em que aparece fazendo carinho em um animal, enquanto ao fundo pessoas conversavam sobre o assunto. "Já soube que isso aí não dá nada. É só esquecer, isso aí não vai dar nada. Se eu me declarei negro, eu sou negro", diz uma pessoa. Pouco depois, o ex-BBB apagou o registro.