Os primeiros 15 episódios do BBB22 (17 a 31 de janeiro) marcaram média de 23.1 pontos de audiência. Na comparação com o mesmo período do BBB21, a atual edição registra exatamente 3 pontos a menos, queda de 11,4% de público.
Essa redução representa a perda de 617 mil telespectadores somente na Grande São Paulo, principal área de aferição da Kantar Ibope. É um cenário preocupante, ainda que o reality show tenha tempo de sobra para se recuperar. A final está prevista para 21 de abril.
Dois fatores explicam o início ruim da temporada. O primeiro é a ‘herança maldita’: o horário nobre da Globo vive sua pior crise de audiência. A novela ‘Um Lugar ao Sol’ entrega índices baixos ao ‘BBB’, entre 20 e 23 pontos.
No ano passado, o ‘Big21’ era impulsionado pelo bom desempenho da reprise de ‘A Força do Querer’, que quase todas as noites atingia mais de 30 pontos.
A outra razão para a média abaixo da expectativa desta 22ª edição é o programa em si. O elenco ‘paz e amor’ conta com várias plantas e poucas tretas, excesso de positividade e ausência de humor.
Com tantas opções de entretenimento em outros canais de sinal aberto, na TV paga e em plataformas de streaming, por que o telespectador se manteria sintonizado em um reality show que, por enquanto, não entrega o prometido?