Em um post de comemoração pela entrada no BBB22, a equipe de Jade Picon criou o texto “Veio aí o dia da Jade no BBB”, mas a junção de palavras e o tipo de fonte (desenho de letra) fez muita gente ler “Veio aí odiada Jade no BBB”.
Imediatamente, a internet reagiu ao duplo sentido. Os adms da influenciadora se tornaram alvo de deboche. Mas, no fim das contas, a repercussão foi tão ampla que o erro teve efeito positivo.
Aliás, houve quem aderiu à teoria de que o equívoco seria proposital como ação de marketing. Outros viram o trocadilho como uma mensagem subliminar.
O blog ouviu o publicitário e especialista em marketing digital Jonathas Groscove.
Qual sua avaliação de erro tão básico?
Esse tipo de erro acontece. A gente que trabalha com produção, diagramação e criação de arte, se não tiver uma pessoa específica para revisar, acaba tendo esses problemas que são gravíssimos. Mas não vale a pena julgar. Foi de última hora a entrada dela na casa do BBB, a própria família não sabia. Então creio que todo mundo ficou na correria para alinhar essa parte
Esse tipo de erro pode mesmo influenciar as pessoas?
Pode influenciar assim como já influenciou, né? O brasileiro é muito rápido quando se trata de meme e diversão. Era importante ter tido uma revisão, porque isso pode soar de uma forma positiva, que caminha para um lado mais engraçado, mas também pode soar de uma forma negativa. Por exemplo, imagina se a equipe da Naiara Azevedo tivesse feito isso? Aí a comunicação seria totalmente diferente.
Como publicitário, quais estratégias sugere a quem for entrar no 'BB23'?
Quem quer entrar no ‘BBB23’ deve criar uma estratégia comportamental. Estudar sobre o comportamento humano, a forma como as pessoas pensam, os nossos traços de caráter. Isso ajuda muito a ter resiliência dentro de um programa com tanta visibilidade, sendo observado 24 horas por dia. É uma forma de se preparar, até para encarar seus próprios erros. Errar sempre com clareza e consciência.
Lembra de outros equívocos parecidos com esse?
Vários! Existe uma página muito legal do meio publicitário (@portalpublicitario), onde uma galera criativa comenta sobre erros do mercado da publicidade.