Em 28 de janeiro de 2021, Hélder Teixeira foi expulso ao vivo do ‘Big Brother – Duplo Impacto’, da emissora portuguesa TVI, por fazer duas vezes a saudação nazista conhecida como ‘Sieg Heil’ (viva a vitória, em alemão).
No dia 8, no final do programa ‘Opinião’, da rádio Jovem Pan e do canal Jovem Pan News, o jornalista e ex-BBB15 Adrilles Jorge se despediu com o braço levantado e a palma da mão aberta. O gesto foi interpretado como sendo o mesmo cumprimento usado por Adolf Hitler e seus discípulos.
O comentarista havia acabado de falar a respeito da polêmica protagonizada pelo apresentador Bruno Aiub, o Monark, no Flow Podcast. Na edição do dia 7, ele defendeu a existência de um partido nazista e o direito de o cidadão ser anti-judeu. Tais declarações culminaram em seu desligamento.
Adrilles negou ter feito a saudação nazista. “Fui demitido da Jovem Pan por dar um tchau deturpado por canceladores”, escreveu em uma rede social. “Infelizmente a pressão de uma turba canceladora e sua sanha de sangue surtiram efeito.”
No caso do ‘Big Brother’ em Portugal, o participante não se defendeu, afinal, fez o gesto deliberadamente, em tom de deboche. Ao ser repreendido por colegas de programa, apenas riu, sem se preocupar com a simbologia odiosa e a possível consequência por ironizar a morte de 6 milhões de judeus e de outras minorias étnicas na Segunda Guerra.
Hélder, que já havia se destacado negativamente por comentários homofóbicos e sexistas, foi exemplarmente punido. “Há temas com os quais nunca podemos brincar, correndo o risco de os desvalorizar e banalizar”, disse a voz que representava o próprio Big Brother em transmissão ao vivo.
“Como disse um sobrevivente (do Holocausto), a educação é o antídoto contra o ódio e é a nossa arma para que esse passado sombrio nunca se repita”, ressaltou. “Hélder, deixou de ser bem-vindo à minha casa. Está expulso.”
O concorrente reagiu com frieza, sem manifestar arrependimento. A voz prosseguiu. “Escreveu Anne Frank: ‘O que aconteceu não pode ser desfeito, mas podemos impedir que volte a acontecer’. Saia.”
Anne foi uma adolescente alemã vítima do extermínio de judeus. Tornou-se mundialmente famosa após a publicação póstuma do ‘Diário de Anne Frank’, no qual relatou a experiência de viver escondida durante a ocupação nazista em Amsterdã, na Holanda, onde ela morava com a família.
Hélder passou a usar o sobrenome Kicker e trabalha como técnico de eletrônica e influenciador fitness. Em sua página no Instagram, Adrilles Jorge postou um vídeo com complicação de alguns ‘tchaus’ a fim de provar que o gesto feito na Jovem Pan não foi uma saudação nazista. Circularam notícias de que ele negocia com o jornalismo da RedeTV! e pretende se lançar candidato a deputado federal.