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Terra Insights: 70% das pessoas já compraram algum produto que viram no BBB

Levantamento mostra que reality show da Globo influencia hábitos de consumo, com impacto direto em compras e assinaturas de conteúdos pagos

24 fev 2025 - 04h59

Pesquisa realizada pelo Terra Insights aponta que 70% das pessoas já compraram algum produto depois de vê-lo no BBB, principal reality show da Globo. Entre os homens, esse percentual é ainda maior: 73% dos que responderam.

A pesquisa, realizada em dezembro de 2024 via plataforma mobile, recebeu respostas de 1.300 usuários e atende aos critérios demográficos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

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A influência do BBB no consumo

A presença de grandes marcas no Big Brother Brasil não passa despercebida pelo público. Segundo a pesquisa, 77% dos participantes afirmam que os patrocinadores do reality influenciam, de alguma maneira, seus hábitos de compra e consumo de produtos e serviços.

A força da publicidade no programa se reflete nos números: apenas 23% dos respondentes disseram que as marcas não impactam suas decisões de consumo. Ou seja, a cada quatro pessoas, três reconhecem a influência do BBB no que compram.

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O BBB também impulsiona o consumo de conteúdo pago. De acordo com a pesquisa, 57% das pessoas afirmam pagar por canais que exibem conteúdos exclusivos do reality. Esse dado reforça o apelo do programa, que vai além da transmissão na TV aberta e atrai espectadores dispostos a gastar para acompanhar cada detalhe da casa mais vigiada do Brasil.

57% pagam por conteúdos exclusivos do BBB
57% pagam por conteúdos exclusivos do BBB
Foto: Divulgação/Globo

As marcas mais lembradas

Entre os patrocinadores das edições anteriores, algumas marcas se destacam na lembrança do público. Pantene aparece no topo, citada por 25% dos participantes. Veja a lista:

  • Pantene - 25%
  • Nestlé - 9%
  • Delícia - 7%
  • Mercado Livre - 4%
  • Rexona - 4%
  • McDonald’s - 3%
  • Chevrolet - 3%
  • Uber - 2%

Outros 7% dos entrevistados disseram não lembrar de nenhuma marca, enquanto 26% citaram empresas que não estavam listadas na pesquisa.

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Quem respondeu à pesquisa

O levantamento foi realizado com 1.300 pessoas, sendo 48% homens, 45% mulheres e 7% que se identificam de outra forma ou preferiram não responder.

A maior parte dos entrevistados tem entre 16 e 24 anos (31%), seguida pelo grupo de 25 a 34 anos (27%). Pessoas de 35 a 44 anos representam 19% da amostra, enquanto 15% têm entre 45 e 59 anos. O público com 60 anos ou mais corresponde a 8% dos respondentes.

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Entenda a metodologia das pesquisas Terra Insights

Regionalmente, o Sudeste concentra a maior parte dos participantes (33%), seguido pelo Nordeste (24%), Centro-Oeste (19%), Norte (13%) e Sul (11%).

O levantamento também revelou a renda dos entrevistados. A maioria (55,2%) ganha até um salário mínimo, enquanto 22,9% têm rendimento entre um e dois salários. Aqueles que recebem de dois a cinco salários mínimos somam 12,2%, e apenas 9,7% têm renda superior a esse valor.

Os dados mostram que, mesmo com um público majoritariamente de menor poder aquisitivo, o BBB tem força para influenciar hábitos de consumo, tanto em produtos quanto em serviços pagos relacionados ao reality.

Fonte: Terra Insights
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