Pesquisa realizada pelo Terra Insights aponta que 70% das pessoas já compraram algum produto depois de vê-lo no BBB, principal reality show da Globo. Entre os homens, esse percentual é ainda maior: 73% dos que responderam.
A pesquisa, realizada em dezembro de 2024 via plataforma mobile, recebeu respostas de 1.300 usuários e atende aos critérios demográficos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
A influência do BBB no consumo
A presença de grandes marcas no Big Brother Brasil não passa despercebida pelo público. Segundo a pesquisa, 77% dos participantes afirmam que os patrocinadores do reality influenciam, de alguma maneira, seus hábitos de compra e consumo de produtos e serviços.
A força da publicidade no programa se reflete nos números: apenas 23% dos respondentes disseram que as marcas não impactam suas decisões de consumo. Ou seja, a cada quatro pessoas, três reconhecem a influência do BBB no que compram.
Veja mais: 1 em cada 3 brasileiros quer descansar no Carnaval
O BBB também impulsiona o consumo de conteúdo pago. De acordo com a pesquisa, 57% das pessoas afirmam pagar por canais que exibem conteúdos exclusivos do reality. Esse dado reforça o apelo do programa, que vai além da transmissão na TV aberta e atrai espectadores dispostos a gastar para acompanhar cada detalhe da casa mais vigiada do Brasil.
As marcas mais lembradas
Entre os patrocinadores das edições anteriores, algumas marcas se destacam na lembrança do público. Pantene aparece no topo, citada por 25% dos participantes. Veja a lista:
- Pantene - 25%
- Nestlé - 9%
- Delícia - 7%
- Mercado Livre - 4%
- Rexona - 4%
- McDonald’s - 3%
- Chevrolet - 3%
- Uber - 2%
Outros 7% dos entrevistados disseram não lembrar de nenhuma marca, enquanto 26% citaram empresas que não estavam listadas na pesquisa.
Leia também: 3 em cada 4 pessoas gastam mais no verão, e 1 em cada 3 quer viajar
Quem respondeu à pesquisa
O levantamento foi realizado com 1.300 pessoas, sendo 48% homens, 45% mulheres e 7% que se identificam de outra forma ou preferiram não responder.
A maior parte dos entrevistados tem entre 16 e 24 anos (31%), seguida pelo grupo de 25 a 34 anos (27%). Pessoas de 35 a 44 anos representam 19% da amostra, enquanto 15% têm entre 45 e 59 anos. O público com 60 anos ou mais corresponde a 8% dos respondentes.
Entenda a metodologia das pesquisas Terra Insights
Regionalmente, o Sudeste concentra a maior parte dos participantes (33%), seguido pelo Nordeste (24%), Centro-Oeste (19%), Norte (13%) e Sul (11%).
O levantamento também revelou a renda dos entrevistados. A maioria (55,2%) ganha até um salário mínimo, enquanto 22,9% têm rendimento entre um e dois salários. Aqueles que recebem de dois a cinco salários mínimos somam 12,2%, e apenas 9,7% têm renda superior a esse valor.
Os dados mostram que, mesmo com um público majoritariamente de menor poder aquisitivo, o BBB tem força para influenciar hábitos de consumo, tanto em produtos quanto em serviços pagos relacionados ao reality.