Repórter consagrada que deixa a Globo dá lição de dignidade e gratidão

Neide Duarte faz post para agradecer a todos que a ajudaram, inclusive os funcionários da limpeza

5 dez 2022 - 18h09

A grandeza de uma pessoa fica evidente não nos melhores momentos, e sim nas situações mais desfavoráveis, como uma demissão.

Neide Duarte, 71 anos, acaba de ser desligada da Globo após um acordo. Entre idas e vindas, foram 35 anos de parceria, sempre como repórter.

Publicidade

Apesar de discreta, a jornalista ganhou fama em razão da qualidade de seu trabalho. Tornou-se um exemplo para colegas de sua geração e inspiração aos iniciantes na arte de contar histórias na TV.

Nesta segunda-feira (5), Neide postou um textão no Facebook. Chama a atenção o conteúdo: o agradecimento a centenas de profissionais, dezenas deles citados nominalmente.

Ela se mostra grata a todos os níveis hierárquicos da Globo. Desde diretores poderosos até os funcionários anônimos.

"Obrigada a todas as mulheres e homens que, na redação, tiraram o pó de nossas mesas, deram brilho ao nosso chão."

Publicidade

Lembrou-se também dos motoristas, das secretárias, das telefonistas, dos técnicos que carregavam pesados equipamentos...

Jornalista desde 1974, Neide Duarte deixa sua marca ao produzir jornalismo que valoriza as pessoas
Jornalista desde 1974, Neide Duarte deixa sua marca ao produzir jornalismo que valoriza as pessoas
Foto: Reprodução

É raro, raríssimo, um 'medalhão' do jornalismo demonstrar tamanha gratidão ao deixar uma emissora de TV.

O termo piegas 'lição de humildade' se faz necessário. Não a humildade demagógica, e sim a falta de estrelismo. Sabemos como a vaidade pode desvirtuar aqueles que trabalham diante das câmeras.

Neide Duarte nunca quis aparecer mais do que a notícia. Sempre deu destaque aos personagens, às histórias, à essência da reportagem.

"Ser repórter é o que eu sempre quis ser", diz no post. E se tornou uma das melhores.

"Sinto que estou no caminho certo, pronta para continuar o aprendizado."

Não é admirável uma jornalista premiada recusar o glamour delirante da profissão e se manter firme no propósito de conectar pessoas através de seu ofício?

Publicidade

Hoje, quando tantos repórteres e apresentadores se preocupam mais com o figurino e a maquiagem do que com as pautas, se prendem à própria popularidade ao invés de olhar a gente ao redor, Neide Duarte prova o valor do verdadeiro jornalismo e a importância de o jornalista não se perder no caminho.

Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se