No ranking de audiência da TV paga, aferida pela Kantar Ibope, os principais concorrentes da líder no segmento de notícias sofrem instabilidade.
Em junho, julho e agosto, a GloboNews ficou respectivamente em 9º, 10º e 9º lugares. Uma situação confortável e sem ameaças por perto.
Com perda de anunciantes em consequência do boicote promovido pelo movimento Sleeping Giants Brasil, a Jovem Pan News oscilou de 24º em junho e julho para 28º no mês passado.
Em reformulação para reduzir custos e diminuir o prejuízo financeiro, a CNN Brasil foi de 35º a 43º e se recuperou em agosto, marcando 36º.
Tanto a Jovem Pan como a CNN promoveram demissões nos últimos três meses. Algumas para reduzir a folha de pagamento, outras por adequação editorial.
Ambas realizaram mudanças na programação a fim de atrair mais telespectadores e, consequentemente, ter melhores números para apresentar ao mercado publicitário.
Manter um canal de notícias no ar exige uma estrutura grande e onerosa. Os custos operacionais estão cada vez maiores mesmo com a retomada da estabilidade econômica do país.
Além de disputar os mesmos anunciantes, as emissoras jornalísticas enfrentam a concorrência da internet, que atrai crescente investimento em propaganda.
O blog apurou que os canais esperam receber anúncios do governo federal neste segundo semestre para melhorar o faturamento e sair do sufoco.
Nos dois primeiros mandatos, entre 2003 e 2010, Lula foi generoso com verbas de comunicação à TV.