Um anúncio de 30 segundos no intervalo da novela das 21h da Globo custa cerca de R$ 900 mil. Trata-se do espaço mais valorizado da mídia brasileira.
Por isso, quando seu principal folhetim vai mal no Ibope gera apreensão na cúpula do canal carioca. Os anunciantes ganham o direito de pedir descontos generosos para exibir comerciais.
No ar desde outubro, ‘Travessia’, de Gloria Perez, derrubou em 20% a média de audiência conquistada por ‘Pantanal’, que havia superado o desastroso desempenho da antecessora ‘Um Lugar ao Sol’.
Este índice representa a fuga de 1,2 milhão de telespectadores somente na Grande São Paulo, área de referência usada pelas agências de publicidade para determinar os maiores investimentos dos clientes na TV.
Está colocada sobre os ombros de Walcyr Carrasco a difícil missão de recuperar o interesse do público pela novela das 9. Ele assina ‘Terra e Paixão’, a sucessora de ‘Travessia’ a partir de 8 de maio.
O histórico do dramaturgo anima os executivos da Globo. Ele já elevou a audiência da faixa mais nobre da programação três vezes.
Em 2013, sua estreia às 21h com ‘Amor à Vida’ marcou média geral 1,5 ponto acima da produção anterior, ‘Salve Jorge’, de Gloria Perez.
Quatro anos depois, o cenário se repetiu: Walcyr conseguiu 3 pontos a mais com ‘O Outro Lado do Paraíso’ na comparação com ‘A Força do Querer’, também de Gloria.
Mergulhada em crise pela problemática ‘O Sétimo Guardião’, de Aguinaldo Silva, a Globo recorreu de novo a Walcyr em 2019. Deu certo. ‘A Dona do Pedaço’ conseguiu 7 pontos acima na média no Ibope.
Já pode pedir música no ‘Fantástico’.
Agora, pela quarta vez, a expectativa é de que o autor consiga reverter os atuais números baixos às 21h. Não será fácil.
A Globo é afetada por uma concorrência crescente e interessante, mas a escrita popular de Carrasco – drama rasgado com pitadas de humor brejeiro – apresenta potencial para salvar a emissora novamente.