Anunciada pelo jornalista Flávio Ricco, a saída de Edu Guedes da Band para retornar à RedeTV! ressalta a dificuldade das duas emissoras em consolidar a complexa faixa matinal da programação.
Por ter um índice baixo de aparelhos de TV ligados, esse horário atrai menos anunciantes e obriga os canais a cobrar um valor menor por anúncios nos intervalos e nas ações de merchandising.
Na Band, o ‘Top Chef’ de Edu Guedes raramente consegue 0.5 ponto no ranking do Ibope. Desempenho semelhante ao do ‘Manhã do Ronnie’, do Ronnie Von, que saiu do ar semana passada. O apresentador deve ganhar uma atração noturna.
Com suas receitas, Edu vai assumir o espaço deixado pelo colega. Apesar da pontuação mínima de audiência, ele carrega anunciantes fiéis e garante faturamento satisfatório. Na Band, a direção desenvolve uma atração para substituir a cozinha do chef.
Enquanto isso, no SBT, o ‘Chega Mais’ – comandado por Regina Volpato, Michelle Barros e Paulo Mathias –luta para atrair mais público a fim de disputar a vice-liderança. No ar há 1 mês e meio, o programa continua na fase de ajustes enquanto sofre forte pressão de parte da imprensa.
Após décadas de tradição com programas infantis e depois telejornais populares, a emissora de Silvio Santos ousa ao enfrentar a Record, estabelecida com o ‘Hoje em Dia’, e a Globo, líder no ranking graças ao ‘Encontro com Patrícia Poeta’ e o ‘Mais Você’ de Ana Maria Braga.
Há consenso de que a programação das manhãs deve ser voltada às mulheres e ao universo doméstico, com pitadas de jornalismo e a presença de convidados famosos.
Seria interessante ver um conteúdo menos previsível ou repetitivo, porém, as emissoras preferem investir no formato existente desde que a televisão chegou ao Brasil, em 1950.