Nas últimas duas semanas, o SBT ultrapassou a Globo no Ibope quatro vezes. Duas com o ‘Show do Milhão’ (apresentado por Patrícia Abravanel) e duas com partidas da Conmebol Sul-Americana.
A transmissão mais recente, do confronto entre Corinthians e Fortaleza, foi a mais vista em 12 jogos exibidos na temporada. A média de 13,4 pontos superou em 130% a audiência da Record no mesmo horário.
Os recorrentes desempenhos positivos do futebol no SBT chancelam a teoria de que o futuro da TV aberta – cada vez mais ameaçada pelo streaming – são os eventos ao vivo, principalmente de esportes populares.
Esse prognóstico ganha consistência com o estudo ‘Faces do Esporte’ produzido pela empresa MindMiners e divulgado pelo jornal ‘Meio & Mensagem’: 67% das pessoas assistem regularmente às competições de esportes. Destas, 65% preferem ver pelas emissoras convencionais de sinal aberto, como SBT e Globo.
Um dado interessa especialmente aos anunciantes que injetam milhões em publicidade nos times e nas transmissões. Cerca de 60% dos entrevistados dizem prestar atenção nas marcas com visibilidade nos eventos esportivos.
O estudo da MindMiners lança um desafio aos canais: conquistar telespectadores da Geração Z (nascidos da segunda metade da década de 1990 até 2010). Eles preferem acompanhar conteúdo sobre os jogos pelas redes sociais. Este público de 14 a 27 anos é imprescindível para o futuro da televisão por interessar aos grandes anunciantes.