A morte de Silvio Santos completou 1 mês no último dia 17 de setembro. O SBT, ainda em luto pela morte do seu fundador, iniciou uma onda de cortes seis meses depois de ter lançado sua nova programação.
Em busca de redução de despesas, o canal paulista preparou demissões em todas as áreas, inclusive cortes em materiais de escritório, de acordo com as informações do site AnaMaria.
Entre os primeiros demitidos, o jornalista Luciano Teixeira e o diretor Sérgio Fernandes da Costa, dono de uma longa trajetória na TV da família Abravanel.
Cerca de um quarto da folha de pagamento deve ser afetada e os programas Chega Mais, no ar há seis meses, também deverá perder parte de sua equipe, formada por integrantes do antigo Programa Eliana.
Programas do SBT podem sair do ar em 2025
Além da revista eletrônica matinal, o SBT demitiu dois membros do Tá Na Hora, e quatro da produção do Circo do Tirú. O programa circense e o É Tudo Nosso entraram na lista de incertezas para a grade de 2025.
O The Noite com Danilo Gentili e o Sabadou com Virginia Fonseca não entraram na lista de cortes da emissora. A Praça É Nossa também não ingressou por conta de uma ordem antiga de Silvio Santos.
Sobre a programação do ano que vem, o SBT não se pronuciou oficialmente, assim como não emitiu nenhuma nota a respeito da primeira onda de demissões após a morte de Silvio Santos.
São poucos os programas do SBT com facilidade de superar a barreira dos 5 pontos de audiência. Além da Copa Sul-Americana com jogos do Corinthians, o Programa Silvio Santos, Domingo Legal, Roda a Roda, A Praça É Nossa, Sabadou, As Aventuras de Poliana e Programa do Ratinho.