Silvio Santos ‘se demitiu’ da Globo em 1976 após pressão de diretores do canal

Brincadeira no ‘Caldeirão’ faz as novas gerações descobrirem que o apresentador teve sucesso na emissora rival antes de criar o SBT

17 dez 2023 - 08h01
(atualizado às 08h13)

No ‘Caldeirão’ de sábado (16), Marcos Mion surpreendeu seus convidados ao mostrar uma foto de Chacrinha e Silvio Santos na gravação de uma vinheta de fim de ano da Globo. 

Famosos como Cauã Reymond e Luis Miranda – e parcela numerosa do público – não sabiam que o apresentador e dono do SBT havia sido uma estrela do elenco de sua grande concorrente. 

Publicidade

Quando Roberto Marinho comprou a TV Paulista, Silvio Santos já trabalhava no canal. O apresentador fez um acordo para continuar no ar. 

Ele estreou na programação da renomeada TV Globo em maio de 1965, seis dias após a inauguração. Surgia no vídeo na hora do almoço aos domingos. 

Alguns executivos do canal se incomodavam com o estilo popular de Silvio. Queriam sofisticar a programação com outros perfis de comunicadores. 

Em 1972, o apresentador quase não teve renovado o contrato de locação de horário. Precisou apelar para Roberto Marinho. 

Publicidade

Grato pelo apoio que sempre teve do apresentador, inclusive com adiantamentos para a Globo conseguir pagar funcionários, o dono da rede interveio para garantir a permanência dele. 

Ciente de que cedo ou tarde seria impedido de continuar na emissora, o apresentador passou a negociar participação acionária em outras TVs e concorrer a concessões públicas para ter o próprio canal. 

Ao perceber que o comunicador logo se tornaria um concorrente de peso, diretores da Globo determinaram o fim de seu contrato. 

Em julho de 1976, Silvio se antecipou à ‘demissão’ e levou sua atração para a TV Tupi, onde passou a derrotar no Ibope sua antiga emissora. 

A boa relação com Roberto Marinho se transformou em um distanciamento pautado por mágoa. Os dois só voltaram a conversar em 1988, quando Silvio o procurou pessoalmente para pedir que cancelasse a contratação de Gugu. O dono da Globo aceitou o apelo do ex-parceiro. 

Publicidade

Lançado em 1981, o SBT pretendeu disputar a liderança de audiência com a Globo. Conseguiu vitórias eventuais, como ao longo da exibição das primeiras duas fases da novela infantil ‘Chiquititas’ (1997-1998). 

Com a reestruturação da Record, a partir de sua compra pelo bispo Edir Macedo, da Igreja Universal, a vida da TV de Silvio Santos ficou mais complicada. 

Hoje, está em terceiro lugar no ranking. Afastado dos estúdios há mais de 1 ano, o apresentador passou as principais decisões para sua filha Daniela Beyruti, que assumiu a vice-presidência da emissora em abril deste ano e tenta injetar novo fôlego à programação.

Silvio Santos em sua época na Globo: o programa era líder de audiência e rendia bom dinheiro à emissora
Silvio Santos em sua época na Globo: o programa era líder de audiência e rendia bom dinheiro à emissora
Foto: Reprodução
Acima, Silvio ao lado de Chacrinha em gravação de vinheta da Globo; abaixo, cena de sua atração dominicial
Foto: Reprodução
Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se