No ar desde setembro, ‘Mania de Você’ nem chegou à metade e parece ter se esgotado. A promessa vendida nas chamadas antes da estreia – “o jogo vira o tempo todo” – são capturou o interesse de parcela numerosa dos noveleiros. A obra amarga a pior média para o horário: 21 pontos, 9 a menos do que a expectativa.
O crime criado para estremecer as primeiras semanas da trama não empolgou. A morte do vilão sem carisma Molina (Rodrigo Lombardi) foi confusa e sem emoção. A revelação do assassino, Mavi (Chay Suede), não surpreendeu. E a interminável fuga do inocente acusado, Rudá (Nicolas Prattes), carece de nexo.
Os personagens principais apresentam problemas de desenvolvimento: Mavi era o ‘malvado preferido’ dos telespectadores por seu senso de humor e, agora, se tornou apenas um psicopata previsível; Luma (Agatha Moreira) não convence ao oscilar entre boazinha e quase má; Viola (Gabz) é uma heroína sem vigor; Rudá não possui função prática; e Mércia (Adriana Esteves), por quem havia gigantesca expectativa, apenas orbita em torno dos outros.
O que poderia resgatar ‘Mania de Você’? Talvez novo crime. Por exemplo, a morte de um dos citados. Uma cena chocante de assassinato, com um mistério realmente intrigante. Quase sempre funciona. A questão delicada seria: matar quem?
Autores já eliminaram o vilão principal, como a mãe de todas as maléficas, Odete Roitman (Beatriz Segall), em ‘Vale Tudo’, suscitando o maior enigma da teledramaturgia brasileira, e também a heroína injustiçada, a exemplo da Norma (Gloria Pires) de ‘Insensato Coração’.
Noveleiros insatisfeitos propuseram um abaixo-assinado para tirar Rudá da história. O desaparecimento dele não causaria impacto, já que não é um personagem querido. Eliminar Luma ou Viola deixaria a trama ainda mais capenga, uma vez que a sobrevivente perderia a antagonista. O assassinato de Mércia poderia mexer com o público desde que a motivação fosse crível.
A morte de Mavi seria a mais desconcertante. Não faltariam candidatos ao homicídio nem explicações plausíveis. Mas ficar sem ele deixaria ‘Mania de Você’ sem seu maior brilho. Chay Suede, mais uma vez, entrega atuação especial. Há bem mais gente torcendo por ele do que pelas duas mocinhas tediosas.
Com ou sem outra morte, o autor João Emanuel Carneiro terá vida dura pelos próximos 4 meses a fim de escrever uma novela com os grandes acontecimentos já antecipados. Ele terá de tirar novas cartas da manga para não permitir uma derrota antecipada neste jogo que vira a todo momento sem chegar a lugar algum.