Na semana passada, Sonia Abrão foi a personalidade de TV mais criticada no País. Acabou ‘cancelada’ após ser citada, ainda que não nominalmente, no episódio sobre o Caso Eloá na estreia da nova versão do ‘Linha Direta’.
Em entrevista, um promotor de Justiça a acusou de atrapalhar a negociação com o sequestrador ao conversar com o rapaz ao telefone, ao vivo no ‘A Tarde é Sua’. Eloá morreu em consequência de dois tiros disparados pelo ex-namorado.
As redes sociais da apresentadora se encheram de comentários depreciativos a seu estilo de jornalismo. Houve ataques pessoais deploráveis, assim como manifestações de apoio. Parte da imprensa também destacou a situação delicada gerada a ela pelo programa de Pedro Bial. Sonia silenciou.
Ao fundo desta polêmica há um aspecto interessante: a relação ambígua entre a veterana jornalista e a Rede Globo. Pode-se afirmar que ela é a maior divulgadora do canal na concorrência, porém, também se coloca como uma das críticas mais contundentes.
Debater qualidades e falhas da TV carioca é um recurso para atrair audiência gastando pouco. Sonia e seus colunistas conseguem falar por duas horas, diariamente, apoiados somente por fotos e trechos de imagens. Um formato eficiente que não exige grande investimento.
A jornalista dedica parte relevante de sua atração vespertina a comentários sobre novelas, realities e outras produções da programação da emissora líder no Ibope. Publicidade valiosa (e gratuita) com repercussão nas redes sociais.
Ela fala bem e fala mal. Recentemente, chamou atenção ao ficar ao lado de Manoel Soares no interminável imbróglio com Patrícia Poeta no ‘Encontro’. Responsabilizou a Globo por não dar fim ao clima de rixa entre os apresentadores. Suas considerações sobre Poeta suscitaram uma notificação com ameaça de processo.
Na TV da família Marinho, Sonia é querida e detestada na mesma intensidade. Já recebeu elogios e até agradecimentos. Mantém, por exemplo, uma relação pública cordial com o poderoso Boninho, diretor-geral do ‘Big Brother Brasil’.
Enquanto isso, muitos atores e apresentadores globais fogem do microfone da RedeTV! ao ser informados de que a equipe é do programa da apresentadora. Alguns de seus repórteres foram desprezados ao tentar conversar com estrelas da emissora.
A exposição negativa no ‘Linha Direta’ é mais um capítulo dessa conexão controversa entre Sonia Abrão e a Globo. Nunca antes com efeito tão prejudicial à imagem da apresentadora. O público aguarda o próximo lance. Reconciliação ou revanche? A conferir.