A maioria das plataformas de streaming com atuação no Brasil mantém sob sigilo os dados fundamentais, como o número exato de assinantes. Essa ocultação dificulta traçar um panorama do mercado.
Em entrevista a ‘O Globo’, o presidente da Globo, Paulo Marinho, comentou algumas informações sobre o serviço oferecido pelo grupo. “O Globoplay registrou crescimento de 38% em sua base de assinantes em relação ao ano passado”, disse.
“Temos 25 milhões de pessoas usando a plataforma todos os meses, seja na oferta gratuita ou na paga.” O executivo afirma se tratar da “maior plataforma brasileira de streaming, com 4 bilhões de horas assistidas este ano”.
Baseado em monitoramento da empresa alemã JustWatch, o jornal ‘Meio & Mensagem’ divulgou o ranking dos streamings mais populares no País. O 1º lugar é ocupado pela Netflix. Em 2º, Prime Video. O Disney+ fica na 3ª posição. Na 4ª, o Max. O Globoplay aparece em 5º. Em 6º, a AppleTV+.
Sabe-se que a Globo faz investimento bilionário anualmente no Globoplay sem pensar em lucro a curto prazo. A direção da empresa sabe que ter um streaming forte é imprescindível para o futuro da própria emissora de sinal aberto.
A interação da TV com o on-line não é apenas o futuro do negócio, já é uma condição do momento, especialmente na renovação de público e na atração de verbas de grandes anunciantes interessados em aumentar a divulgação no digital – e, consequentemente, reduzir investimentos nos intervalos da TV.