Neste sábado (23), ‘Terra e Paixão’ chega ao capítulo 120. A média desde a estreia, em maio, é de 26 pontos no Ibope. No mesmo período, a antecessora ‘Travessia’ acumulava 23,3.
Houve um crescimento de 12% de audiência. Positivo, porém, insuficiente para atingir a meta de 30 pontos para a faixa de novelas das 21h, a mais valorizada pelo mercado publicitário.
‘Terra e Paixão’ marcou 28 de média na segunda semana de agosto. Parecia ter engrenado, mas houve queda nos capítulos seguintes.
As reviravoltas no roteiro, como o surgimento de Ágatha (Eliane Giardini), renderam reações pontuais, insuficientes para segurar a atenção de parte do público. As várias cenas com galãs descamisados geraram manchetes, contudo, pouco acrescentaram à audiência.
O folhetim deve terminar em 20 de janeiro após 221 capítulos. Há tempo suficiente para melhorar o desempenho, ainda que vá enfrentar a tradicional queda no número de TVs ligadas no fim de ano, quando o calor e as festas atraem muita gente às atividades externas.
Um dos maiores problemas de ‘Terra e Paixão’ é o casal principal insosso, formado por Aline (Bárbara Reis) e Caio (Cauã Reymond). Nas redes sociais, que são um relevante termômetro para a análise dos programas de TV, há visível indiferença em relação à novela.