Sensação no The Voice, cantor cego compôs hit dos Travessos

Edu Camargo se destacou no programa desta quinta-feira (25) e entrou para time de Lulu Santos

26 set 2014 - 09h48
(atualizado às 10h41)
Edu Camargo no The Voice
Edu Camargo no The Voice
Foto: Isabella Pinheiro / TV Globo / Divulgação

Edu Camargo encantou platéia e técnicos por sua performance no episódio desta quinta-feira (25) do programa The Voice. Tocando teclado, o músico, que é cego, surpreendeu os jurados ao cantar o hit Distância, sucesso da década de 90 na voz dos Travessos, e que, por sinal, é de sua autoria. 

Publicidade

Siga Terra Música no Twitter

Mas a música acompanha Edu em sua trajetória desde pequeno. Em entrevista ao site da atração, o cantor contou sua história: "a música mudou a nossa vida", disse ele. "Meu pai Joaquim faleceu quando ainda éramos muito pequenos, e minha mãe cuidava da gente sozinho. Começamos a cantar e ajudar em casa. A música foi um verdadeiro divisor de águas na nossa família", explicou. 

Camargo fala no plural pois lembra de Simone, sua irmã, que também é dificiente visual, e o acompanhou durante o início de sua carreira na música. "Compramos nosso primeiro rádio, ajudamos a trocar os móveis e a comprar roupas e sapatos", lembrou ela, destacando que os dois começaram a utilizar suas apresentações para sustentar a casa, isso quando Simone tinha somente 15 anos e Edu, 12. 

O repertório dos dois sempre foi bastante eclético, indo desde música sertaneja até clássicos dos Beatles, por exemplo. Simone lembra uma estratégia de Camargo para lhe ajudar a não esquecer a letra de algumas canções: "ele cantava a estrofe antes, no estilo que o Padre Marcelo faz", disse, bem humorada. 

Publicidade

Mas a dupla durou pouco, três anos exatamente. Simone decidiu largar a música e se dedicar ao goal ball, esporte paralímpico, e Edu seguiu sua trajetória sozinho, enfrentando alguns obstáculos, como certos preconceitos. "A música prevalece com qualquer condição. Sempre levei minha deficiência com naturalidade", afirmou, antes de ser completado pela irmã: "tem gente que faz um pré-julgamento se a pessoa é mesmo capaz. Isso acontece diariamente com a gente. O Edu está tendo uma oportunidade ímpar, na minha opinião, de ser reconhecido por seu talento e não pela deficiência". 

foto: Isabella Pinheiro / TV Globo / Divulgação

Samba e pagode no Terra Música agora com Napster

Ouça e baixe o melhor do samba e do pagode e tenha acesso a um acervo de mais de 17 milhões de músicas e milhares de artistas. Assine agora e comece a curtir!

Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se