Thiago Coutinho encarou uma mudança de vida durante a pandemia, quando decidiu seguir um sonho antigo e migrar de carreira. A transição, por si só um desafio, foi acentuada pelo fato de que o ator vivia no exterior. Em entrevista à Contigo!, Thiago conta como foi o processo de iniciar a carreira como ator no México e fala sobre buscar espaço no Brasil: "Me consolidar", pontua.
Estreia no México
Para Thiago, a atuação sempre foi um sonho antigo que não tinha espaço na correria do dia a dia, mas encontrou uma brecha e se expandiu em sua vida enquanto ele encarava a pandemia de Covid-19 em um país estrangeiro. "Quando veio a pandemia, ela mexeu com meus sonhos adormecidos, e foi aí que decidi me preparar e iniciar minha busca por testes na área", relembra.
O início da carreira foi no México, com uma pequena participação ao lado de Sophia Abrahão e Duda Nagle em uma série gravada em Guadalajara. Logo depois, veio a oportunidade em Ellas Soy Yo: Gloria Trevi, uma série biográfica da Televisa, onde enfrentou o desafio de atuar em "portunhol". Mas foi em Amores que Engañan, do canal Lifetime, que Thiago teve seu primeiro personagem de destaque, contracenando com a renomada atriz Gaby Spanic, de A Usurpadora.
Ao lado de um ícone
Para conseguir o papel que lhe rendeu o trabalho mais importante de sua carreira até então, o brasileiro precisou enfrentar desafios inéditos: "Fui o único brasileiro disputando um papel em espanhol com mais de 120 atores mexicanos. Após a confirmação, a preparação pessoal foi fundamental para reduzir ao máximo meu sotaque", conta. Ele só soube que atuaria com Gaby Spanic quando foi chamado para as gravações, o que o fez perceber a responsabilidade do papel.
Mesmo ao lado de uma estrela conhecida internacionalmente, Thiago desempenhou seu papel com maestria. "A Gaby, além de ser um ícone que marcou toda uma geração, é uma mulher muito forte e generosa, que sempre me tratou com muito carinho, respeito e empatia no set", compartilha ao destacar a importância da parceria com a atriz para o bom resultado do projeto:
"Isso foi crucial para que eu ficasse menos nervoso e pudesse desenvolver meu ofício com mais tranquilidade. Se há algo que aprendi com a Gaby, foi essa generosidade com quem está chegando. Isso faz toda a diferença".
Retorno ao Brasil
Após construir uma base sólida no México, Thiago encara agora o desafio de se consolidar no mercado brasileiro. Ele está gravando a produção bíblica Paulo, O Apóstolo, da Record TV, onde interpreta Nicolau, um dos sete diáconos.
"De longe, esta é a maior produção em que já participei. Estou muito ansioso para ver o resultado nas telinhas! Antes do início das gravações, passamos por uma preparação para nos inserirmos melhor no contexto histórico que os personagens exigem. Também tivemos workshops de canto, algo que eu nunca tinha experimentado nos meus últimos trabalhos", compartilha sem dar muitos detalhes sobre a produção inédita.
Com a experiência no exterior, o intérprete chega ao set da Record em outro ritmo, mas tem se adequado ao clima de companheirismo brasileiro presente nos bastidores. "Na Televisa, a demanda é muito alta e tudo precisa ser feito com mais agilidade. Eu me surpreendi positivamente com o ambiente de trabalho na Record, apesar de ser uma grande emissora, há muita humanidade no tratamento com todos e entre todos, acredito também pelo teor das obras realizadas pela emissora", reflete.
Objetivos futuros
Para Thiago, trabalhar no Brasil é uma realização pessoal: "Minha meta agora é me consolidar como ator no Brasil. Há excelentes produções sendo feitas aqui, e é um prazer indescritível poder fazer parte de algo que sempre sonhei".
Fluente em mais de um idioma, o intérprete acredita que o domínio das línguas tem sido um diferencial importante em sua trajetória. "Um segundo idioma faz toda a diferença na hora de se apresentar para um trabalho, ainda mais hoje, com as plataformas de streaming, onde as obras têm um alcance enorme e global".
Apesar de pensar em expandir a carreira internacional, o desejo atual de Thiago é conquistar seu espaço no Brasil: "A longo prazo, quero participar de mais produções no exterior, tanto em espanhol quanto em inglês. Mas isso é algo para outro momento. Agora, meu foco está em me realizar plenamente no meu país", conclui.