Nos primeiros 9 capítulos, ‘Travessia’ marcou média de 23.4 pontos. Índice 13% menor que o do mesmo período de ‘Pantanal’, que conseguiu 26.8 pontos em março.
Depois de um bem-avaliado 1º capítulo, a novela das 21h gerou maior repercussão na imprensa e nas redes sociais apenas duas vezes: com a tentativa de linchamento de Brisa (Lucy Alves) e a transa da protagonista com Ari (Chay Suede) na água.
Desde quarta-feira (19), as citações a ‘Todas as Flores’, produção lançada no Globoplay, superam os comentários sobre ‘Travessia’ na plataforma preferida dos noveleiros, o Twitter.
A audiência do novo folhetim da TV aberta influenciou o desempenho do ‘Jornal Nacional’. Houve perda de telespectadores na comparação com a reta final de ‘Pantanal’.
Na média de 9 dias, o ‘JN’ teve 1.5 ponto a menos com ‘Travessia’ do que conseguiu com ‘Pantanal’ em seu início.
O desempenho da novela das 21h sempre interfere no telejornal por conta do número de pessoas que sintonizam a Globo à espera do capítulo.
O ‘Jornal Nacional’ conseguiu mais público do que a trama de Gloria Perez em duas noites, algo raro já que a faixa da teledramaturgia é tradicionalmente a mais vista do dia.
Ainda é cedo para conclusões sobre ‘Travessia’. Mas o fantasma de ‘Um Lugar ao Sol’, que teve recorde histórico negativo de audiência, exige uma reação rápida.
A Globo não quer perder a recuperação de público conseguida por 'Pantanal' no horário mais nobre e caro da televisão.