Comentarista da GloboNews, Merval Pereira é o novo presidente da Academia Brasileira de Letras. A eleição aconteceu na quinta-feira (2), na sede da instituição, no Rio. O prestígio do jornalista o fez ganhar matéria de quatro minutos no ‘Jornal Nacional’.
Ao conversar com a repórter Lília Telles, o imortal citou indiretamente os ataques do governo de Jair Bolsonaro contra escritores, imprensa e artistas em geral. “Os tempos exigem mais de nós agora. Na defesa da cultura, da diversidade. É uma atitude que não é política, no sentido partidário, mas é política no sentido de defender valores que são muito importantes para a Academia Brasileira de Letras”, disse.
“Um dos objetivos (da ABL) é preservar a cultura nacional. E você não preserva a cultura nacional sem estimular a diversidade, sem combater a censura, sem combater a tentativa de limitar a leitura com o aumento de impostos para livros”, ressaltou o escritor, de 72 anos, membro da instituição desde 2011.
Recém-eleitos para a Academia, o cantor Gilberto Gil e a atriz Fernanda Montenegro participaram da cerimônia de votação. “Nós estamos numa hora bem complexa, bem destituída dentro do nosso sistema cultural de atendimento às artes, e eu acho que ele (Merval) vai ser certamente um ativista. Trazer a liberdade de presença cultural”, opinou a artista.
No Grupo Globo desde 1968, Merval Pereira faz parte do Conselho Editorial da companhia, onde são definidos os posicionamentos replicados em jornais, revistas, portais de notícias, rádios e nos canais de TV. É um dos poucos homens de confiança do clã Marinho. Possui influência direta sobre os herdeiros e os diretores.
Respeitado e temido, o jornalista – autor de ‘O Lulismo no Poder’ e o recém-lançado ‘Desafios da Democracia’, entre outros títulos – costuma fazer críticas contundentes contra Jair Bolsonaro na GloboNews, na CBN e em O Globo. “É o pior presidente que já tivemos”, afirmou na TV e em artigo. O presidente da República já reclamou de Merval em público. A relação do novo líder da ABL com Lula é igualmente tensa.