Pertencente ao governo federal, a TV Brasil tem a tradição de colocar no ar novelas de outros países. Foi a primeira no Brasil a exibir um folhetim africano, ‘Windeck - Todos os Tons de Angola’, em 2014. A nova produção vem de Portugal.
Estreia na segunda-feira (21), às 20h, ‘Sangue Oculto’, do canal SIC. A antagonista, Vanda Corte Real, é vivida por Luana Piovani, radicada em Cascais há alguns anos.
A emissora estatal preparou um vídeo levantando a bola da artista (assista no fim do texto). Descreve sua personagem como “uma vilã drástica e impiedosa”. Uma seleção de cenas valoriza a participação dela na trama.
Não se trata de exagero: poucas vezes um ator brasileiro teve tanto destaque em uma novela portuguesa. A maioria costuma aparecer em papéis coadjuvantes.
Em ‘Sangue Oculto’, a bem-sucedida médica Vanda é infértil e arma um plano contra sua empregada, que engravidou do marido dela e espera gêmeas. A vilã quer roubar uma menina e vender a outra. Mas há uma reviravolta na hora do parto. A gravidez era de trigêmeas.
O roteiro separa as irmãs. Tempos depois, já adultas, elas vão se reencontrar, mas terão a vida colocada em risco. ‘Sangue Oculto’ destaca também a disputa de duas das gêmeas pelo amor do mesmo homem. No último capítulo, a personagem de Luana Piovani tem final trágico.
Em Portugal, a novela foi transmitida entre setembro de 2022 e outubro do ano seguinte, com 283 capítulos. Registrou audiência mediana, garantindo a vice-liderança para a SIC, que também exibe novelas da Globo. No momento, ‘Terra e Paixão’ e ‘Travessia’.