TV Brasil investirá R$ 15 milhões na produção de sua primeira novela

Canal lança edital para produtores independentes desenvolverem o projeto de folhetim inédito

24 out 2024 - 20h07
Foto: Divulgação/TV Brasil / Pipoca Moderna

A TV Brasil, emissora pública do governo federal, anunciou nesta quinta-feira (24/10) o investimento de R$ 15 milhões para produzir sua primeira novela original.

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O anúncio vem logo após a estreia da novela portuguesa "Sangue Oculto", estrelada por Luana Piovani, que teve boa repercussão nas redes sociais. O folhetim começou a ser exibido no começo de outubro, num horário que costumava trazer novelas turcas.

Investimento semelhante ao da Globo

Em vez de exibir conteúdo importado, o canal quer produzir suas próprias novelas. O valor estimado por episódio vai variar entre R$ 250 mil e R$ 375 mil, um montante que se aproxima dos custos de produção da Globo. A principal diferença é a quantidade de capítulos, já que a líder de audiência costuma diluir seu orçamento em novelas mais longas. O projeto da TV Brasil contará com entre 40 e 60 capítulos, cada um com 52 minutos de duração.

Ainda não há data para a exibição da novela na programação da TV Brasil, já que o edital de coprodução foi apenas lançado. O próximo passo será selecionar produtoras interessadas no desenvolvimento da obra.

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Exigências do edital

O edital exige que a novela aborde elementos da cultura e sociedade brasileiras, mantendo uma conexão com o formato tradicional de telenovelas, mas com espaço para inovação. A TV Brasil também oferece a possibilidade de uso de seus estúdios e equipamentos, caso o orçamento exceda o valor previsto, a produtora será responsável por captar os recursos adicionais.

Projeto dentro de um plano maior

Esse investimento faz parte de um projeto mais amplo de R$ 110 milhões, destinado a apoiar a produção audiovisual independente por meio do Prodav (Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro). Além da novela, o edital também abrange a criação de séries de ficção e animação para o público infantil, documentários sobre natureza e meio ambiente, e produções sobre futebol feminino.

Antonia Pellegrino, diretora de Conteúdo e Programação da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), destacou que esse montante é fruto de uma colaboração de quase dois anos com a Ancine. "Esse valor recorde que estamos lançando é resultado do crescimento da parceria institucional entre a Ancine e a EBC, que já passou por diversas fases", afirmou Pellegrino à Agência Brasil.

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