Verba de Lula à Globo em 2023 foi pequena perto de repasses anteriores 

Apoiadora de Bolsonaro ao longo de quatro anos, a Record recebeu valor baixo de publicidade estatal na comparação com a concorrente

14 mar 2024 - 10h15

Em 2023, o Grupo Globo teve receitas de R$ 15,1 bilhões. Destes, apenas R$ 118,4 milhões vieram do governo federal. Representaram menos de 1% do faturamento da maior companhia de comunicação do país. 

Os recursos recebidos de Brasília pelo canal estão longe da média direcionada pela União nos dois primeiros mandatos de Lula na Presidência.  

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Entre 2003 e 2010, a TV Globo recebeu R$ 4,7 bilhões pela exibição de publicidade estatal vinda de Brasília. Média de R$ 588 milhões por ano. 

Os dados foram divulgados no portal ‘Poder360’ em agosto de 2018 a partir de solicitação com base na Lei de Acesso à Informação. 

Os R$ 118,4 milhões recebidos pela emissora carioca da administração petista no ano passado representam 63% do total direcionado por Jair Bolsonaro (R$ 188,6 milhões) à rede de TV da família Marinho em seus quatro anos no Palácio do Planalto. 

Os registros do governo bolsonarista foram divulgados pela ‘Folha de S. Paulo’. Ainda segundo o jornal, a vice-líder de audiência, Record, foi a emissora mais beneficiada com propaganda federal (R$ 199,6 milhões) entre 2019 e 2022. 

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Já no primeiro ano do governo Lula 3, o canal do bispo Edir Macedo, que apoiou a reeleição de Bolsonaro, recebeu somente R$ 33,7 milhões, 72% menos do que a Globo no mesmo período. 

Responsável por acompanhar a execução orçamentária do governo, o TCU (Tribunal de Contas da União), recomenda ao governo dividir a verba publicitária às TVs respeitando a proporcionalidade de audiência. 

Como número 1 no ranking da Kantar/Ibope, a Globo naturalmente deve ser beneficiada por mais anúncios. Na média diária, a emissora carioca registra mais público do que Record e SBT juntos.

Comandado por William Bonner e Renata Vasconcellos, o 'Jornal Nacional' foi a atração de TV com mais verbas do governo federal em 2023
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Foto: Reprodução/Facebook
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