Lançado no final de julho, o perfil @tvglobominecraft na plataforma chinesa mostra cenários de programas de TV e prédios de emissoras construídos na estética ‘quadradona’ do popular jogo Minecraft.
Há ainda imagens curiosas dos bastidores de algumas atrações. É possível conferir a construção da redação-estúdio do ‘Jornal Nacional’. Um trabalho intenso de engenharia e cenografia executado de janeiro a junho de 2017.
Em menos de 1 minuto, sob efeito time-lapse (câmera rápida), acompanhamos a obra na sede do jornalismo da Globo, no Jardim Botânico, zona sul do Rio.
Outros vídeos do perfil destacam as câmeras robotizadas do ‘JN’, o que há atrás do telão lateral e a rotina da equipe de jornalistas e produtores que fazem o telejornal: desde a chegada do âncora e editor-chefe William Bonner, às 11h, até o ‘boa noite’ no encerramento.
O TikTok patrocinou o ‘Jornal Nacional’ no mês de junho. Foi uma ação estratégica do app focado em adolescentes e jovens para falar com o público mais velho. O @tvglobominecraft vai na direção oposta ao tentar despertar nos ‘novinhos’ o interesse pelo telejornal.
De olho na renovação de telespectadores, o ‘JN’ lançou sua página no Instagram. Uma mistura de notícias com material de bastidores. Bonner e Renata surgem descontraídos. A jornalista até revela se prefere brigadeiro ou cajuzinho. Adivinha?