Você sabia? Vale Tudo já teve remake internacional fracassado

Com novo remake programado para 2025, a novela Vale Tudo, da Globo, já fracassou em adaptação para o exterior

25 nov 2024 - 18h03
Elenco de Vale Tudo e do remake Vale Todo
Elenco de Vale Tudo e do remake Vale Todo
Foto: Reprodução/Acervo/Globo / Contigo

Com remake programado para 2025, a novela Vale Tudo foi um grande sucesso da Globo em 1988, mas o que nem todo mundo sabe é que nos anos 2000 houve uma tentativa fracassada de um remake internacional da trama, na versão espanhola. 

O ano era 2002, e a Globo tentava levar pela primeira vez, uma novela exclusiva para  o mercado internacional. Em parceria com a Telemundo, emissora responsável por exibir a novela, a produção era voltada para a população latino-americana que vivia nos Estados Unidos. 

Publicidade

Vale Tudo é uma novela de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassère e na época o texto foi adaptado por Yves Dumont, autor de novelas da Record e do SBT. A trama também trouxe Wolf Maya como diretor. 

Curiosidades do remake 

Na ocasião, o ator Antônio Fagundes, que esteve na versão original de Vale Tudo, chegou a realizar uma participação no remake traduzido para Vale Todo. A trama também contou com uma conhecida atriz espanhola, Itatí Cantoral, que interpretou a vilã Soraya Montenegro, em Maria do Bairro. Mesmo sendo transmitida no exterior, a novela foi gravada e ambientada no Rio de Janeiro e outros artistas latinos também participaram. 

Não colou!

Publicidade

Apesar de ter sido um enorme sucesso no Brasil, o remake de 2002 acabou não conquistando o público internacional. Mesmo a adaptação da trama seguindo o enredo original, não houve sucesso. Em entrevista à Folha de São Paulo, o autor Walther Negrão chegou a comentar o ocorrido, já que ele foi chamado para supervisionar o texto a partir do capítulo 30, na época, com o intuito de alavancar a audiência: "Eles esperavam um estouro, mas, apesar de estar entre as cinco novelas mais assistidas da emissora, ela não foi.", disse ele. 

"Além disso, uma trama falada em espanhol que se passa no cenário do Rio causa um certo distanciamento. Se tivesse participado desde o início, iria ambientar a novela em Miami, mesmo que as gravações fossem aqui.", complementou. 

Uma das justificativas para o baixo índice de audiência, foi o fato de que a história seguiu muito focada no Brasil, não despertando o interesse do público internacional. 

Remake de Vale Tudo em 2025

O remake escrito por Manuela Dias e dirigido por Paulo Silvestrini, promete uma abordagem moderna do clássico exibido em 1988. O elenco contará com nomes como Taís Araujo, Renato Góes, Deborah Bloch Cauã Reymond Malu Galli, Bella Campos, Belize Pombal, Humberto Carrão, e outros.

Publicidade
Contigo
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se