“Faça aqui o seu pedido”, “posso anotar o seu pedido?”, a partir de frases como essas que o food service registrou crescimento de 26,6% comparado ao mesmo período do ano passado e faturou R$ 9,886 bilhões no primeiro trimestre de 2024, os dados são da Pesquisa Trimestral de Desempenho realizada pela ABF – Associação Brasileira de Franchising.
O avanço se deu muito por conta da consolidação da alimentação fora de casa em restaurantes e por meio do delivery, além de grandes eventos e do turismo. Ainda, segundo a pesquisa, as ondas de calor no período beneficiaram redes de açaí, sorvetes e gelatos, bem como as franquias que comercializaram produtos pensados para a Páscoa.
Conheça, a seguir, 10 redes consolidadas no mercado de franquias para investir e que podem gerar faturamento de R$ 1 milhão por ano.
Johnny Rockets
Presente em mais de 30 países e com faturamento médio de R$ 5 bilhões (US$ 1 bilhão) por ano em todo o mundo, a marca americana criada em 1986 abriu a primeira unidade no Brasil em 2013 e pretende fechar 2024 com 60 restaurantes. As lojas possuem temática da década de 50 e disponibilizam no cardápio as melhores opções de hambúrgueres, batatas, shakes, porções e pratos, servidos pelos animados garçons dançarinos. No modelo Express, loja para praça de alimentação, o faturamento anual pode chegar a R$ 2,6 milhões.
Investimento inicial: a partir de R$ 960 mil (incluso taxa de franquia)
Taxa de Franquia: 30 mil dólares
Royalties: de 6% a 8%
Faturamento médio mensal: R$ 220 mil
Lucratividade média: 15%
Prazo de retorno de Investimento: 18 a 36 meses
Cuor di Crema
Rede fundada em 2012 que respeita as tradições e os processos de produção das legítimas gelaterias italianas, com produtos 100% naturais, sem adição de gordura, aromatizantes e conservantes. Os gelatos Cuor di Crema têm uma lista extensa de sabores autênticos: são quase 100 receitas, cada uma com experiência única por seu preparo com matérias-primas nacionais e importadas, além do uso exclusivo de frutas in natura. No cardápio, estão também variadas opções de cafés, sobremesas e salgados. No modelo loja, o faturamento anual pode chegar a R$ 1,5 milhão.
Investimento inicial: a partir de R$ 685 mil (incluso taxa de franquia)
Taxa de Franquia: R$ 70 mil
Royalties: 5%
Faturamento médio mensal: R$ 130 mil
Lucratividade média: 15%
Prazo de retorno de Investimento: 22 a 38 meses
Boulangerie Carioca
Inspirada nas mais sofisticadas padarias e cafeterias francesas, a rede abriu as portas da primeira loja em 2015 e encanta os clientes com um ambiente aconchegante e uma seleção variada de delícias parisienses e da culinária mundial, como macarons, pães, doces, quiches, croissants e outros quitutes fresquinhos.
Para atender o público em todos os horários, a Boulangerie Carioca reposicionou a marca e passou a servir também opções de brunch, sopas e pratos rápidos. Com lojas de rua, de shopping ou mesmo quiosques, a marca chama atenção e se adapta a públicos de metrópoles ou cidades menores. No modelo quiosque, o faturamento anual pode chegar a R$ 1,5 milhão.
Investimento inicial: a partir de R$ 490 mil (incluso taxa de franquia)
Taxa de Franquia: R$ 50 mil
Royalties: 6%
Faturamento médio mensal: R$ 130 mil
Lucratividade média: 15%
Prazo de retorno de Investimento: 18 a 36 meses
Mr. Fit
Rede de fast food de alimentação saudável no Brasil. A ideia e formatação do negócio foi da empresária Camila Miglhorini, que após enfrentar dificuldades para encontrar uma comida rápida e saudável. A franquia, que está presente em 26 estados com 640 unidades franqueadas, oferece refeições, sanduíches, estrogonofe de biomassa de banana verde e sucos funcionais, cardápio low carb, entre outras iguarias. Com o modelo de franquia Mr. Fit Loja Gourmet, o faturamento anual pode chegar a R$ 1,4 milhão.
Investimento Inicial: a partir de R$ 121 mil (incluso taxa de franquia)
Taxa de franquia: R$ 21 mil
Royalties: R$ 1.500 mil no primeiro ano (5% do faturamento bruto após primeiro ano)
Faturamento médio mensal: R$ 120 mil mensal
Lucratividade média: 20% a 25%
Prazo estimado de retorno: 10 a 36 meses
Espetto Carioca
Rede de bares e restaurantes criada em 2011, na zona oeste do Rio de Janeiro, pelo empresário Leandro Souza. Atualmente conta com 54 unidades presentes em cinco estados. O conceito da franquia é espalhar o lifestyle carioca pelo país por meio de mais de 1000 combinações de pratos, bebidas e sobremesas. Com sete modelos de franquia, a opção Bar e Restaurante, de 150 m², o franqueado pode faturar até R$ 3 milhões por ano.
Investimento Inicial: R$ 997 mil (incluso taxa de franquia)
Taxa de franquia: R$ 65 mil
Royalties: 5%
Faturamento médio mensal: R$ 250 mil
Lucratividade média: 12% a 20%
Prazo estimado de retorno: 18 e 24 meses
Mané
É uma rede de botecos nasceu a partir da expertise de três amigos que já atuavam no ramo de franquias. O conceito é proporcionar aos clientes experiências gastronômicas únicas sem perder a cultura raiz de boteco. Atualmente, conta com 27 unidades e mira expansão na região Sudeste. São três formatos de franquia, com modelo Boteco, de 70m², o franqueado pode faturar anualmente R$ 1,8 milhões.
Investimento Inicial: a partir de R$ 563 mil (incluso taxa de franquia)
Taxa de franquia: R$ 65 mil
Royalties: 5%
Faturamento médio mensal: R$ 150 mil
Lucratividade média: 17% a 22%
Prazo estimado de retorno: 18 e 24 meses
Buteco Seu Rufino
Rede famosa no Rio de Janeiro, faz parte do Grupo Impettus, uma das maiores holding de bares e restaurantes com mais de 100 unidades. Oferece aos clientes experiência única de um ambiente familiar, com uma gastronomia original e caseira e, claro, cerveja gelada. São dois modelos de franquia de variam entre 70m² e 150m², com investimentos a partir de R$ 360 mil. O valor anual de faturamento do franqueado pode chegar a R$ 1,8 milhão.
Investimento inicial: a partir de R$ 425 mil (incluso taxa de franquia)
Taxa de franquia: R$ 65 mil
Royalties/mês: 5%
Faturamento médio mensal: R$ 150 mil
Lucro médio mensal: 15 a 20%
Prazo de retorno: 18 e 24 meses
10 Pastéis
Fundada em 1996, a maior rede de pastéis oferece no cardápio a iguaria feita com massa vegana, disponível nos sabores tradicional, pimenta e chocolate. Pioneira na criação da borda recheada, a marca também comercializa pratos simples, panquecas e saladas. Com 5 formatos de franquias disponíveis e investimento inicial a partir de R$ 190 mil, a rede dispõe do modelo Shopping, no qual o franqueado pode faturar anualmente, uma média de R$ 1,6 milhão.
Investimento inicial: a partir de R$ 190 mil (incluso taxa de franquia)
Taxa de franquia: R$ 40 mil
Royalties/mês: 5%
Faturamento médio mensal: R$ 140 mil
Lucro médio mensal: de 15% a 20%
Prazo de retorno: 24 meses
Casa de Bolos
Rede de franquias de bolos que oferece mais de 100 opções de bolos caseiros com uma produção 100% artesanal e feita com fruta de verdade, que inclui versões clássicas, recheadas, diet, funcional, mini, baby, tortas, cucas, Bolo Caseiro no Pote e sobremesas geladas, para todos os tipos de paladar. A rede trabalha com seis modelos de negócio, sendo um deles o modelo standard, que possibilita ao franqueado um faturamento de R$ 1,3 milhão por ano.
Investimento Inicial: R$ 209 mil (incluso taxa de franquia e implantação)
Taxa de franquia: R$ 61 mil
Royalties/mês: R$ 1.800,00 fixos
Faturamento médio mensal: R$ 113 mil
Lucro médio mensal: 15%
Prazo de retorno: 24 meses
Spicy Tuna
Rede de restaurantes fast casual tipicamente havaiano, que apresenta a verdadeira experiência da cozinha nativa de Honolulu. Com um cardápio completo da hora do almoço ao jantar, a franquia também oferece, além do original poke havaiano, lanches, sobremesas e bubbles para todos os gostos e estilos de vida. Com uma operação enxuta, com a utilização de automação de processos, a rede disponibiliza modelos em lojas de rua, shopping e quiosque. Anualmente, em todos os modelos, o franqueado pode faturar até R$ 1,4 milhão.
Investimento Inicial: R$ 190 mil (incluso taxa de franquia, capital de giro e implantação)
Taxa de franquia: R$ 30 mil
Royalties/mês: 5%
Faturamento médio mensal: R$ 120 mil
Lucro médio mensal: 15%
Prazo de retorno: em até 18 meses
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.