Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Natal... Ao longo do calendário, o varejo ganha fôlego diante das principais datas comemorativas, sobretudo o e-commerce, com sua praticidade para compras de produtos a qualquer hora e em qualquer lugar. A verdade é que o “boom” sazonal se trata de uma oportunidade única para os negócios ampliarem a presença no ambiente digital e alavancarem as vendas.
O fim do ano, por exemplo, é considerado um dos melhores períodos para impulsionar a receita, graças ao 13º salário e o período que vai da Black Friday às festividades natalinas. Inclusive, em se tratando dos eventos mais lucrativos, um estudo feito pelo site de blackjack online, Betway, mostra que, nos últimos seis anos, o faturamento do Natal foi três vezes superior ao da Black Friday no e-commerce.
Em 2016, o lucro natalino foi de R$ 5,8 bilhões acima do evento de origem americana. No ano passado, a diferença foi menor, de R$ 1,2 bilhão. Já no acumulado de seis anos, o faturamento no Brasil foi de R$ 20,2 bilhões na Black Friday e de R$ 68,6 bilhões no Natal.
Estratégias e planejamento
As vantagens das datas comemorativas no e-commerce não se limitam apenas ao crescimento das vendas. São também para promover a marca e atrair novos clientes, criando diferenciais.
Nesse sentido, além de ações de marketing para a elaboração de campanhas estratégicas e segmentadas e de ferramentas de gestão de clientes, é preciso implementar iniciativas que estejam alinhadas ao planejamento operacional da empresa.
Organização para fidelizar
Para aproveitar adequadamente cada período, a operação deve se organizar com antecedência, cuidando do estoque e, claro, da programação das entregas.
Para aqueles que já perceberam o poder do omnichannel, explorar diferentes canais de vendas e oferecer ao cliente a oportunidade de retirar o produto na loja, por exemplo, são estratégias relevantes que podem estreitar a relação.
Análise de dados
Considerando que o objetivo não é apenas fechar um negócio pontual, mas sim estabelecer um relacionamento em longo prazo com o consumidor, ao planejar as ações para as datas comemorativas, é fundamental cuidar de todos os aspectos das estratégias.
Por isso, mapear as oportunidades e os desafios que podem ser enfrentados durante todo o ano é mais uma forma de aumentar as vendas e abordar o cliente com uma mensagem mais assertiva. A análise dos históricos de vendas em cada período é essencial para esse planejamento, assim como o monitoramento da concorrência.
Ainda é importante ressaltar que o foco de todas é sempre otimizar a experiência de compra e aproveitar o potencial de cada período, oferecendo boas oportunidades de negócio e, obviamente, investindo na infraestrutura do e-commerce.
(*) Rodolfo Alves é VP business development and partner na Corebiz.