O ano de 2023 está passando rápido, mas ainda reserva oportunidades para quem busca uma renda extra sem precisar sair de casa. Com a facilidade do acesso à internet e a crescente demanda por serviços online, empreender a partir do lar tornou-se uma realidade palpável para muitas pessoas.
Confira três ideias promissoras para aqueles que desejam ter autonomia financeira e conciliar suas atividades dentro da rotina diária.
1. Delivery de Comida
Viralizou nas redes sociais, a história de uma arquiteta que encontrou uma fonte de renda extra vendendo macarrão no estilo "monte o seu prato" por um aplicativo de delivery, usando apenas os seus utensílios e na própria cozinha de casa.
Apesar de curiosa, essa não é uma realidade isolada, já que muitas pessoas têm explorado a facilidade dos aplicativos de entrega para oferecer refeições caseiras de forma prática e acessível.
As opções são variadas: desde a venda de marmitas com alimentos frescos e saborosos até o investimento em lanches congelados, como salgados e pães recheados. Se essa for a opção que mais te atrai dentro do empreendedorismo, é importante ressaltar que o mercado alimentício é promissor, mas a qualidade e a higiene devem ser prioridades para conquistar a fidelidade dos clientes e superar a concorrência.
Para alcançar a qualidade ideal, você pode fazer cursos — também sem sair de casa — com a temática de renda extra voltada à gastronomia, como os oferecidos pela Refuturiza.
2. Venda de Produtos
Para aqueles com habilidades manuais ou interesse em revender produtos, a internet oferece um amplo espaço para explorar. O segmento de vestuário tem se destacado, principalmente quando se trata de itens feitos à mão, como peças de crochê e tricô, especialmente para bebês recém-nascidos.
Além disso, o mercado de brechós online também tem atraído a atenção dos consumidores, que buscam peças exclusivas e sustentáveis. O capricho na apresentação dos produtos e o cuidado com o acabamento são fatores fundamentais para conquistar a confiança dos clientes, por isso é importante se alinhar às tendências desse mercado, buscando influenciadores da área e cursos de atualização constante, como o de Social Selling.
3. Assistente Virtual: eficiência em home office
A profissão de assistente virtual é uma tendência crescente para aqueles que buscam oportunidades de trabalho em casa. Esse profissional exerce funções administrativas essenciais para a organização e para a prosperidade de diversos tipos de negócios virtuais.
Com atividades como atendimento ao cliente, compra de materiais e produtos, organização de contratos e verificação de pagamentos, os assistentes virtuais se tornam uma peças-chave para o bom funcionamento das empresas online. Um contrato formal e cursos de aperfeiçoamento em comunicação com clientes podem ser diferenciais importantes para o sucesso nessa área.
Empreender sem sair de casa
Essa é uma realidade cada vez mais presente no mundo contemporâneo. A possibilidade de utilizar a internet como ferramenta de conexão com milhares de pessoas torna o sonho de ter o próprio negócio uma possibilidade palpável para muitos empreendedores.
Com a devida dedicação, cuidado com a qualidade dos serviços e produtos oferecidos, além de organização, é possível conquistar o sucesso financeiro sem precisar enfrentar deslocamentos diários.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.